• terça-feira, 9 de agosto de 2022

LIRAa aponta baixo risco de dengue na cidade mas cuidados não podem ser abandonados

Levantamento do índice rápido do Aedes Aegypti foi realizado entre 28 de junho e 16 de julho

O LIRAa – Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti foi realizado em Guaxupé pelos agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os bairros foram visitados e no centro da cidade foi encontrado 01 (um) foco positivo.
Os trabalhos aconteceram no período de 28 de junho a 16 de julho a de 2022. A amostragem dos imóveis visitados foi de 1301 que corresponde a 20% do total.
Embora observado um decréscimo importante no índice, o Governo Municipal pede que a população não deixe de fazer o seu papel de cidadania. É de extrema importância a manutenção dos quintais e arredores limpos de recipientes que possam acumular água, eliminando os focos do Aedes aegypti. Desta forma contribuímos também para a diminuição do surgimento das arboviroses como a Zica, Chikungunia e Febre Amarela, doenças que tem trazido sérios problemas de saúde à população, inclusive com casos de óbitos registrados em muitos estados do Brasil.
A Vigilância em Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses está fazendo a sua parte, cuidando das áreas mais expostas, pontos estratégicos da cidade como: borracharias e ferros velhos.
Dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3551-2719.