• terça-feira, 9 de agosto de 2022

Governo Municipal e SEBRAE/MG capacitam servidores para desburocratização do Código de Obras

Foram abordados a simplificação do licenciamento de construções, obras e edificações, elaboração e revisão do código de obras e edificações

A desburocratização, através da revisão do Código de Obras foi o principal objetivo de um curso promovido em uma parceria do Governo Municipal com o SEBRAE-MG. Trata-se de um projeto piloto do SEBRAE, que teve início com 4 (quatro) Municípios em Minas Gerais, sendo Guaxupé uma das contempladas.
O curso contou com oito encontros e oficinas, acontecendo sempre às sextas-feiras, quando o grupo discutia os trabalhos de maneira a conhecer, analisar, atuar e consolidar propostas. A metodologia utilizada levou os participantes a bons resultados, tendo em vista que a partir das questões teóricas, trabalhou-se com efeitos práticos, levando para a realidade vivências e experimentações propostas pela capacitação.
Participaram servidores das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos e Desenvolvimento Social e Meio Ambiente. Houve ainda a participação de outras secretarias, já que muitos dos serviços prestados à comunidade, são interdependentes e interligados aos outros setores.
Na última semana, aconteceu o encerramento, com a entrega de um exemplar com o resultado das demandas encontradas ao Prefeito, Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Secretária de Finanças. Foi apresentado neste documento que o pontapé inicial para melhorias dos serviços prestados será a união de todos, a fim de propiciar benefícios dentro do ambiente de trabalho, sobretudo privilegiando a satisfação da população.
A expectativa é que após esse trabalho, bons frutos possam ser colhidos dentro do serviço público e sentido pela população com melhorias em todos os setores. Facilitará a vida de todos e dará maior dinâmica e agilidade aos processos ligados principalmente à Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
A revisão das leis, Código de Obras, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Plano Diretor, terá continuidade em uma provável segunda etapa.
O Governo Municipal aproveita a oportunidade para agradecer à parceria Com o SEBRAE-MG, em mais esta capacitação.