• terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Chuvas: Governo Municipal intensifica vistorias, realiza ações e faz planejamentos de obras emergenciais

Em alguns locais como no bairro Bela Vista e na Rua Alcides Baldini, Secretaria de Obras já realiza ações junto à Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social

As chuvas que vem castigando nossa região nos últimos dias devido ao grande volume tem sido um problema grave em diversas cidades. Em Guaxupé, a Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Desenvolvimento Social tem acompanhado de perto a situação afim de evitar que guaxupeanos tenham maiores contratempos.
Desde meados de 2022, o Governo Municipal vem viabilizando ações preventivas, como a limpeza de calhas de rios, desentupimento de bueiros e obras emergenciais. Estas ações estão mostrando efetividade agora. É importante ressaltar que não foram registradas enchentes com perdas materiais, como era comum na cidade, tampouco transbordamento de rios que cortam a cidade.
Em reunião nesta manhã, no gabinete do Prefeito, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, Tenente Josué Pereira, ressaltou a queda no número de ocorrências. “Neste ano não fomos acionados para enchentes, graças a Deus. Houveram chamados para verificação de quedas de encostas, especialmente na estradas mas, aqui na cidade a situação segue sob controle.”
Dois pontos de Guaxupé causam preocupação ao executivo local: Um barranco no bairro Bela Vista e o barranco da rua Alcides Baldini, no centro de Guaxupé. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil visitaram estes locais na tarde de hoje (09/01) e já estão trabalhando na solução dos dois casos. “A rua Alcides Baldini é um problema crônico de Guaxupé. Neste local, vamos viabilizar a construção do muro de arrimo e acabar de vez com este problema que preocupa a cidade há décadas”, explicou o Secretário de Obras, Emmanuel Ribeiro do Valle.
Com relação ao bairro Bela Vista o problema é mais delicado. Para que a construção do muro seja viabilizado é necessária que toda a parte burocrática seja realizada como projeto, laudos e liberação de verbas. Até lá, os moradores foram orientados a procurar abrigo, o que a maioria deles negou. No local, quatro casas já foram interditadas. “Está muito perigoso aqui. A gente está correndo atras e a obra vai ser realizada, mas até que isso aconteça, o ideal é que estas pessoas deixem o local, para sua própria segurança”, explicou Walber Vasconcelos, coordenador de projetos da Prefeitura.
A Secretaria de Desenvolvimento Social oferece acolhimento a todos os moradores que necessitam sair de suas casas, até que o problema seja resolvido. “A Prefeitura dispõe de parceria para acolhimento e aqueles que necessitarem e desejarem podem nos procurar. A prioridade é a vida dessas pessoas”, explicou Maria Amélia Stempniewsky Ricciardi, diretora de promoção social da Prefeitura.
Uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros, servidores municipais das citadas secretarias, Defesa Civil e GCM seguem trabalhando para que os impactos das chuvas não causem mais transtornos.

Em tempo: O Governo Municipal gostaria de agradecer e ressaltar mais uma vez o trabalho de prevenção realizado pelos servidores municipais. Graças a estas ações a cidade não sofreu maiores danos com as chuvas das últimas semanas. “Gostaria de deixar registrado a minha gratidão por estes servidores que não mediram esforços, colocaram a mão na massa e agiram. Com tanta chuva assim, se isto não tivesse sido feito estaríamos em sérios apuros agora. O meu muito obrigado a vocês”, finalizou o Prefeito Dr Heber.