• quarta-feira, 10 de maio de 2017

PREFEITURA INICIA FUNCIONAMENTO DE UNIDADES DE SAÚDE NO PERÍODO NOTURNO

Uma vez ao mês as Unidades ficarão abertas até às 21 horas

Na última segunda-feira, 08 de maio, a Prefeitura de Guaxupé iniciou a abertura da Unidade Saúde da Família localizada no bairro Vila Carloni também no período noturno. A Secretaria Municipal de Saúde tem como planos abrir, ao menos uma vez ao mês, a Unidade em horário diferenciado, das 12 às 21 horas. Para o mês de junho, além da Vila Carloni, outra Unidade também funcionará à noite. Até o mês de outubro, todas as Unidades de Saúde estarão atendendo uma vez ao mês a população neste novo horário.

A novidade foi muito bem aceita pela população que mora na área de abrangência da Unidade Saúde da Família do bairro Vila Carloni. Para a trabalhadora Maria de Lourdes Silva, este novo horário permitirá que além de seus filhos, ela e seu marido também possam passar por atendimento: “Esse trabalho que os agentes de saúde fazem, vindo em nossas casas, conhecendo de perto a situação de toda nossa família quanto à saúde é importante. Antes eles passavam no horário em que eu, meu marido e um de meus filhos não estávamos em casa. Nós 02 trabalhamos e meu filho estava para a escola. Mas agora, com o novo horário uma vez ao mês, seremos atendidos. Isso traz uma certa tranquilidade para todos nós e por isso eu aprovo essa ação da Prefeitura”, disse.

Para a secretária municipal de saúde, o novo horário foi planejado junto com as enfermeiras coordenadoras das equipes de saúde da família de Guaxupé, e contou com o envolvimento e participação de todos os agentes comunitários de saúde, os motoristas da saúde e os agentes de vetores: “Nos reunimos previamente com a equipe de saúde do Carloni e os próprios agentes comunitários de saúde nos relataram a dificuldade que tinham em encontrar os moradores em casa, também a enfermeira da Unidade relatou de pessoas que haviam passado em consulta há mais de um ano e, somando-se a este quadro, o diagnóstico levantado   de pessoas que não conheciam os serviços de saúde do seu bairro.  Então decidimos em conjunto pela abertura da Unidade de Saúde ao menos 01 vez ao mês e todos concordaram. Essa primeira experiência que tivemos nesta segunda-feira, posso dizer que foi excelente. Os atendimentos aconteceram tanto na Unidade com a equipe médica e enfermeiros, quanto nas casas com os agentes. Todos se uniram e fizeram acontecer”, falou Elina Costa.

“A saúde preventiva, sem dúvidas, é a melhor para ser trabalhada. Quando o agente comunitário de saúde vai até uma casa, cadastra e passa a acompanhar toda a família, o resultado é impressionante. Existia a dificuldade durante o dia de encontrar todos em casa e por isso aprovei e incentivei toda a equipe para que pudesse abrir a Unidade de Saúde no período noturno. O que pude ver é que os moradores aprovaram a iniciativa, a equipe do Vila Carloni trabalhou muito bem e por isso já decidimos que em junho esta ação se repetirá, além de outra Unidade de Saúde que anunciaremos em breve”, explicou o prefeito Jarbinhas.