• quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Governo Municipal encerra “Natal de Luz 2022” e faz balanço do evento

Foram 42 dias de magia e emoção

Governo Municipal encerra “Natal de Luz 2022” e faz balanço do evento

Na última sexta-feira (06/01) o Governo Municipal promoveu a cerimônia de encerramento do Natal de Luz 2022. O evento teve início em 2013 com o objetivo de fomentar o turismo e comércio na cidade através do encantamento e a magia do Natal. O sucesso foi tanto que transformou o evento em lei municipal em 2015 e bem imaterial do município em 2020, além de ser considerado o maior natal do Estado de Minas Gerais. E justamente pela sua grandeza, este ano a celebração recebeu a atenção e a visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e toda sua equipe. Em sua fala, durante o evento, Leônidas Oliveira disse que criou o Natal da Mineiridade para o estado inspirado em Guaxupé, após conhecer o evento em 2021. Visitantes de diversas cidades e estados visitaram Guaxupé, sendo que das quase 4.000 assinaturas do Livro de Visitas da Casa do Papai Noel, em torno de 80 cidades marcaram presença.
         Carreatas, Papai Noel itinerante, peças teatrais, presépios, folclore com as Cias de Reis, praça de alimentação, shows, Casa do Papai Noel, parquinho novo e claro, muitas, mas muitas luzes! Aliás, as luzes são sempre um show à parte. São milhares de lâmpadas que encantam a todos.
         Para se ter uma ideia da importância do evento, cerca de 500 pessoas passaram por dia pela Casa do Papai Noel no Teatro Municipal, onde famílias inteiras puderam se divertir e fazer fotos com o bom velhinho. Na Estação Cultural, onde acontecia a Exposição de Presépios e a Feira de Artesanato, foram centenas de visitantes. No Teatro Municipal, as peças levaram um público médio de aproximadamente 200 pessoas por dia durante os mais de 40 dias. Isto sem citar as centenas de pessoas que vieram todos os dias aos pontos iluminados para contemplar e tirar fotos.
Além da programação diária de peças teatrais de grupos da cidade, dos músicos que passaram pelo Palco Luz, algumas atrações se destacaram durante a programação. Uma delas foi a Cantata de Natal com o Coral Master de Guaxupé, nas janelas do Teatro. O Grupo de Danças Folclóricas Sarandeiros da UFMG e a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, foram os grandes destaques que encantaram ao público. Apesar da chuva, que este ano caiu quase que diariamente, a programação teve um público fiel.
A cerimônia de encerramento, que aconteceu na Estação Cultural no último dia 06 de janeiro, contou com a presença de autoridades locais e as  apresentações da Companhia de Reis “Os Magos do Oriente” e da peça teatral “Histórias de Folia de Reis” com o Grupo Tramas e Dramas, também foi entregue a premiação do 2º Concurso Regional de Presépios. Foi um “até breve”, já que a equipe responsável já começa a trabalhar o NATAL DE LUZ 2023! Mas esta é história para um próximo texto... Afinal de contas, vem aí o Carnaval 2023...