• terça-feira, 12 de março de 2024

Em comemoração ao mês da Mulher, Governo Municipal promove ações, eventos e inaugura delegacia especializada

A DEAM de Guaxupé já está em funcionamento na Alameda das Rosas, número 10, no Parque das Orquídeas.

Dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher. A data teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em Guaxupé a data é lembrada e comemorada, além de se estender ao longo do mês em ações e eventos. No último dia 07, foi inaugurada a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade. “Quando a demanda desta delegacia nos foi apresentada, nos juntamos à Dra Mireli Mafra, Dr Fabiano Gonçalves e Secretaria de Segurança, nas tratativas de viabilizar um local para que fosse instalada. Quando é pra dar certo, a coisa flui. O então secretário à época, Major Márcio iniciou os trabalhos junto ao Prefeito imediatamente. Não demorou muito para encontrarmos o local perfeito que soma aconchego e boa localização, além de discrição. Tudo o que precisávamos!” Explicou Laércio Donizetti Nascimento, Secretário Municipal de Segurança de Guaxupé.
A solenidade contou com a ilustre presença de Autoridades Municipais, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, de Deputados que anunciaram investimentos na Regional de Guaxupé. Registrou-se a presença também de diversos Delegados das Regionais circunvizinhas, do chefe do departamento de Lavras, além da população Guaxupeana e servidores municipais que compareceram em peso abrilhantando este importante momento.
A Delegada responsável pela pasta Dra Mireli Lea Mafra ressaltou em seu discurso inaugural “o resultado de hoje é o somatório de um esforço coletivo, fruto do empenho e compromisso de cada um que decidiu contribuir para esta importante causa e que acreditou em nosso trabalho, recebemos a todos hoje em nossa nova casa firmando o compromisso de que ela estará sempre de portas abertas para acolher a Mulher Guaxupeana com técnica, profissionalismo e segurança.”
No dia seguinte (08/03), a delegada, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Associação Luz da Vida, Unifeg, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, OAB Mulher Guaxupé, Senac, Conselho Municipal de Cultura, e vários parceiros da iniciativa privada, promoveram um dia especial, voltado à toda a população, em especial às mulheres no Centro de Eventos Nabih Zaiat. Palestras, apresentações, dança, fisioterapia, orientações, corte de cabelo, manicure, maquiagem e diversas outras atrações abrilhantaram o evento que foi aberto oficialmente pelo Prefeito Dr Heber Quintella que enfatizou a importância da mulher na nossa sociedade. “Em Guaxupé, fazemos questão que as mulheres tenham vez e voz, afinal, reconhecemos seu valor, sua força, ética e doçura, sua capacidade de transpor obstáculos sempre com resiliência e fé. Somente uma mulher sabe a força que tem e a nós, homens, resta reconhecer e valorizar toda esta desenvoltura.”
Os eventos em comemoração ao mês das mulheres seguem sendo realizados durante todo o mês de março. Exemplo são as orientações e palestras que vêm acontecendo nas salas de espera das Unidades de Saúde.