• terça-feira, 12 de dezembro de 2017

ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM PREMIAÇÃO POR CONCURSO DE FRASES SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Na última segunda-feira (11) o Governo Municipal realizou o evento para premiação dos alunos vencedores do 1º Concurso de Frases de Combate ao Aedes aegypti. No total, 09 escolas participaram com todos os estudantes pertencentes ao 5º ano. Após seleção realizada pelo Comitê Municipal de Saúde Pública, cada escola teve 01 aluno vencedor e destes, apenas uma frase foi escolhida como a vencedora geral e que fará parte das peças publicitárias da campanha de combate ao mosquito Aedes em 2018 pela Prefeitura.

O evento que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação contou com a presença dos alunos, familiares, professores e equipes escolares, além de membros do Governo.

De acordo Elina Costa, secretária de Saúde, os alunos são de fundamental importância para o combate ao mosquito Aedes, já que são multiplicadores de informação: “Promover a saúde preventiva é muito importante. Para isso, temos que ter ações com todas as pessoas e de várias idades. Mas quando temos a oportunidade de trabalhar com as crianças, através de ações dentro das escolas, isso se torna ainda melhor. Pois o que aprendem lá, levam para casa e acabam transmitindo as informações a seus pais e familiares”, explicou a secretária.

O 1º Concurso de Frases foi uma ação integrada entre as Secretarias de Saúde e Educação. Para Sandra Costa, secretária de Educação, trabalhar em rede é essencial tanto para a formação do aluno, quanto para o desenvolvimento da cidade: “Fomos procurados pela Secretaria de Saúde, com a intenção de adentrar às nossas escolas e trabalhar com os alunos o concurso de frases voltados às questões do mosquito transmissor da dengue. Prontamente aceitamos a parceria, tendo em vista um tema tão importante como esse e que trabalhado para um concurso de frases, como o que ocorreu, faz nossas crianças refletirem e pensarem sobre os riscos que o mosquito traz à saúde das pessoas. No ano passado trabalhamos também com a Secretaria de Saúde os agentes mirins de vetores e neste ano o 1º concurso de frases. Com certeza foi um grande sucesso!”

Todos os alunos foram premiados com medalhas e diversos brindes. A frase vencedora entre todas as escolas foi da aluna Stéfany Cristini de Souza, da Escola Municipal José de Sá com a frase: “Dengue é um caso sério. Combater o mosquito não tem mistério” que além da medalha e brindes, recebeu um lindo troféu.

Confira abaixo as frases vencedoras por escola e seus respectivos autores:

- “Não brinque com a dengue, pois ela não está de brincadeira com você” – Aluna Polyany Stéfani Pereira da Escola Municipal Dona Olympia Leite Ribeiro.

- “Não deixe o mosquito entrar no seu lar. Vamos eliminá-lo para o mundo salvar” – Aluno: André Marcos Mutton da Escola Municipal Coronel Antonio Costa Monteiro.

- “É melhor se prevenir para o mosquito não agir. É melhor olhar para o lado para você não ser picado” – Aluno: André Vieira Trindade da Escola Municipal Elias José (CIEG).

- “Três pra cá e três pra lá. A dengue não vai me pegar! Prevenindo, ela não vai me matar e depois um café eu vou tomar para me acalmar” – Aluna: Isabelly Luise Máximo da Escola Municipal Barão de Guaxupé.

- “Aedes aegypti: um nome complicado que pode complicar a sua saúde. Não deixe água parada!” – Aluna: Maria Luiza Prata de Oliveira da Escola Municipal Delfim Moreira.

- “Dengue: menos mosquito, mais vida!” – Aluna: Lais Mirian da Silva da Escola Municipal Olimpia Felippe da Silva.

- “Tampe o que tem água. Limpe a que está parada! Você vai agradecer por não ter contraído nada.” – Aluna: Vitória Kétlen Silva Azevedo da Escola Municipal Dr. Carlos de Souza Ribeiro.

- “Com limpeza teremos menos dengue e mais saúde” – Aluno: Matheus Goulart Fornari da Escola Municipal Wagner Ribeiro Macedo.