• sexta-feira, 13 de maio de 2022

Bombeiros e Prefeitura realizam encontro com Produtores Rurais

objetivo é orientar sobre o período de estiagem e prevenção de incêndios

Bombeiros e Prefeitura realizam encontro com Produtores Rurais

Aconteceu nesta quinta-feira (12/05), no auditório da Secretaria de Educação, um encontro dos Bombeiros com os produtores rurais de Guaxupé para tratarem sobre o período de estiagem e a prevenção de queimadas na Zona Rural.

O encontro foi uma parceria da Prefeitura de Guaxupé e o 2º Pelotão de Bombeiros Militar, contou com a presença da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (COOXUPÉ) e 21 produtores rurais.

Na ocasião foram discutidos assuntos como melhores formas de prevenção de incêndios, construção de aceiros e orientações de combate ao fogo. Os produtores rurais presentes preencheram um formulário informando ao pelotão de bombeiros quais equipamentos de combate ao fogo possuem em suas propriedades. Com este diagnóstico, o corpo de bombeiros conhece a real situação das propriedades rurais e suas capacidades de combate.

Como resultado da reunião, foi criado um grupo de trabalho para a elaboração de um PROGRAMA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FOGO NA ZONA RURAL. O grupo é composto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, EMATER e quatro produtores rurais eleitos pelos demais presentes na reunião.

Esta iniciativa da Prefeitura de Guaxupé e Bombeiros visa diminuir o número de queimadas no período de estiagem e orientar os produtores rurais sobre as melhores formas de combate.