• terça-feira, 13 de junho de 2017

ALUNOS TRANSPORTADOS PELA PREFEITURA SERÃO MONITORADOS VIA SATÉLITE

Cada veículo possuirá um aparelho de rastreamento

Nos dias 24/05 e 12/06, a Prefeitura de Guaxupé apresentou aos moradores da zona rural a nova tecnologia que será adotada no transporte municipal. Nos próximos dias, visando a segurança dos alunos e tranquilidade dos pais e responsáveis, cada estudante transportado receberá um chaveiro com um chip. A utilização deste chaveiro garantirá informações importantíssimas como a localização e horário do embarque e do desembarque, o trajeto e a velocidade do veículo. Aproximadamente 700 alunos das escolas municipais e estaduais são transportados diariamente pela Prefeitura, num total de 1000 Km/dia. O município é pioneiro na região a utilizar esta tecnologia de monitoramento.

A apresentação aos pais e responsáveis foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e pela empresa que está implantando a tecnologia em Guaxupé. Após um cadastro realizado por esta empresa, cada aluno receberá, gratuitamente, o chaveiro, que conterá as informações, como nome do aluno, local de embarque e desembarque, nome e contato do responsável.

De acordo com Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação, a aceitação dos pais foi grande, tendo em vista a segurança que seus filhos terão: “Esta tecnologia inovadora será de grande valia para toda a comunidade escolar. Apresentamos a nova tecnologia aos pais e responsáveis presentes nas reuniões dos dois núcleos rurais que temos: São João e Pinheiros. Os pais puderam esclarecer suas dúvidas e demonstraram aprovar a medida adotada pela Prefeitura, pois, a partir de agora, poderão ter informações sobre os locais, horários e dias que  seus filhos utilizaram o transporte municipal”, falou.

Para o prefeito Jarbinhas, a nova tecnologia implantada no transporte escolar será exemplo para outras cidades: “Nós, prefeitos, sabemos o peso da responsabilidade que temos em transportar com segurança nossos alunos da zona rural para a cidade e devemos primar por isso. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, são aproximadamente 700 alunos que utilizam deste transporte. Conheceremos exatamente o momento em que o veículo terá seu motor acionado, de onde está partindo e qual o seu destino. Isso antes era feito manualmente. Agora será automaticamente, via satélite. Além de conseguirmos rastrear o carro, teremos também o registro dos alunos que entraram e saíram deste veículo”, disse.

Este monitoramento também trará economia aos cofres públicos, pois a Prefeitura terceiriza o transporte escolar e paga por quilômetro rodado, seja por um ônibus ou por veículo tipo van. Foi realizado um estudo minucioso dos trajetos das linhas e estabelecido uma rota na qual o motorista percorrerá, evitando rodagens desnecessárias. Desta forma, os veículos serão rastreados via satélite.

Outra inovação da Prefeitura foi a solicitação de um monitor dentro de cada veículo terceirizado que transporta os alunos: “Depois que fizemos a terceirização do transporte, solicitamos um monitor para acompanhar os alunos transportados. Isso proporciona uma melhor acomodação das crianças, inclusive com orientações do uso do cinto de segurança, nos cuidados necessários no embarque e desembarque , além de trazer melhores condições de trabalho ao motorista”, concluiu a Secretária de Educação.