• terça-feira, 14 de março de 2023

Saúde Pet: Programa do Governo Municipal promove assistência veterinária

Atendimentos, vermifugações e até microchipagem são oferecidos

Saúde Pet: Programa do Governo Municipal promove assistência veterinária

Hoje, 14 de março é dia nacional dos animais. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser observados e oferecidos aos bichinhos. Em Guaxupé, a Prefeitura tem o SAÚDE PET, um Programa de Saúde Animal com o objetivo de prestar o serviço especializado de cuidado para animais de estimação.
Funcionando na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, o programa oferece desde atendimentos clínicos, vacinação, vermifugação, encaminhamentos de casos cirúrgicos para clínicas parceiras, atendimento de denúncias de maus tratos e até a microchipagem. “Aqui temos o cuidado de atender os animais da população guaxupeana, realizamos doações de ração para algumas entidades e em casos mais graves, acionamos a rede parceira para atendimentos mais sérios. A premissa aqui é conscientizar a população quanto à adoção responsável de seus animais. Os cuidados básicos devem ser observados para a qualidade de vida dos animais e, principalmente, evitar o abandono deles. As pessoas precisam ter responsabilidade quando adotam um animal e zelar por ele. Se isso acontecesse, não teríamos animais pelas ruas como acontece”, explicou Marcelo pedrosa, médico veterinário da Prefeitura.
Para ter acesso aos atendimentos do SAÚDE PET o munícipe deve estar com cadastro regular no CadÚnico (vulnerabilidade social). Todos os animais passam por uma triagem pelas mãos dos veterinários e recebem ou são encaminhados aos tratamentos necessários. As castrações também são viabilizadas através do Programa. “Na cidade de Guaxupé, assim como em muitos lugares, a questão dos cuidados com os animais é muito sensível. O guaxupeano é um povo muito cuidadoso com seus animais e muito amoroso. Mas ainda temos muitos casos de maus tratos e abandono. Isso precisa ser combatido e, pra isso, aqui também atendemos as denúncias que chegam”, ressaltou Vanius Dipe, médico veterinário da Prefeitura.

Vale lembrar que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente funciona no prédio da antiga “Academia de Comércio” na Rua Coronel Joaquim Costa, 183 no Centro de Guaxupé. O telefone para contato é o 3551-8007.