• sexta-feira, 14 de julho de 2017
  • Geral

8º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA AMOG RECEBE MAIS DE 700 PROFESSORES E AGENTES PÚBLICOS

8º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA AMOG RECEBE MAIS DE 700 PROFESSORES E AGENTES PÚBLICOS

Evento reuniu 15 cidades da região

 
Na quarta-feira, dia 12 de julho, aconteceu no IFSuldeMinas – campus Muzambinho, o 8º Congresso de Educação da AMOG (Associação dos Municípios da Microregião da Baixa Mogiana). Com o tema “Cultura Empreendedora”, o evento que contou com a parceria do SEBRAE, levou ao público presente ações que serão trabalhadas dentro e fora de sala de aula, despertando nos alunos habilidades e comportamentos empreendedores.
 
 De acordo com o prefeito de Guaxupé e presidente da AMOG, Jarbas Correa Filho, a formação continuada dos professores e profissionais da área se faz necessária para o sucesso do sistema educacional de todos os municípios: “o aluno se modifica continuamente, desafiando professores e especialistas da educação a refletirem suas práticas profissionais e fazendo com que busquem alternativas de ensino cada vez mais atrativas. Por isso, estamos realizando o 8º Congresso de Educação, para as cidades que fazem parte da AMOG. Sem dúvidas será a maneira em que estes profissionais se qualificarão ainda mais e estarão aptos a desenvolver trabalhos diferenciados em sala de aula com nossos alunos”, disse.
 
O tema desse ano traz o empreendedorismo como ferramenta de transformação dos alunos e até mesmo de seus familiares. A proposta da educação empreendedora para o ensino, incentiva os professores e alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
 
“A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e além, incentivá-los a quebra de paradigmas e desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, falou Rodrigo Ribeiro, gerente do SEBRAE Minas, regional Passos.
 
O Congresso apresentou práticas de aprendizagem com 21 turmas, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
 
“Quando o ambiente está propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos alunos no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Estas são as características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais os estudantes e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas”, explicou Marco Antonio Godoi, membro da Comissão Organizadora do evento.
“Trabalhar o empreendedorismo com nossos alunos é importante, ainda mais nos dias atuais onde um dos principais assuntos é economia e emprego. É preciso levarmos para dentro das salas de aula, ainda com estas crianças em formação, e assim despertamos o lado empreendedor de cada um. Para que possam crescer, entrar num mercado de trabalho e ter a dignidade que todo homem busca para si e sua família”, finalizou o presidente da AMOG, Jarbinhas.
 

Galeria de fotos
Comentários