• quinta-feira, 14 de setembro de 2017
  • Geral

INICIADOS OS CURSOS GRATUITOS DE CORTE E COSTURA DE CALÇADOS E PANIFICAÇÃO

INICIADOS OS CURSOS GRATUITOS DE CORTE E COSTURA DE CALÇADOS E PANIFICAÇÃO

Mão de obra qualificada é a exigência do mercado
 

Na segunda-feira, 11 de setembro, a Prefeitura de Guaxupé iniciou dois cursos gratuitos à população. O corte e costura de calçados visa qualificar a mão de obra para a grande demanda do setor calçadista no município, já o curso de panificação, o qual também teve grande procura, deixará aptos e prontos para o trabalho homens e mulheres que almejam trabalho em padarias e confeitarias ou até mesmo abrir seu próprio negócio.
 
Os cursos estão sendo oferecidos em parcerias com entidades. O de corte e costura é um trabalho em conjunto entre ASSOCIG (Associação dos Calçadistas de Guaxupé), Prefeitura e Escola Profissional. Já o curso de Panificação é uma parceria entre Prefeitura e SENAI/FIEMG.
 
“Os cursos, que ocorrem nas dependências da Escola Profissional, são ministrados pelos especialistas José Carlos do Carmo (Corte de Cabedal) e Sueli de Fátima Felício Marcelino (Costureira), os quais orientam aos alunos sobre instruções básicas. O período será suficiente para proporcionar experiência adequada”, disse o presidente da ASSOCIG, João Vítor Prince.
 
“Os alunos recebem toda a instrução básica, suficientes para que eles possam sair daqui e competirem num mercado de trabalho que hoje, por sinal, exige bastante mão de obra qualificada”, disse Marcos Emmanuel Maia de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
 
O curso Técnico em Panificação do SENAI prepara o aluno para produzir produtos, realizar a gestão da produção e desenvolver produtos e processos de panificação. Para isso, conhece matérias-primas, equipamentos e ferramentas de panificação: “O Técnico em Panificação poderá trabalhar em linhas de produção industriais e artesanais respeitando normas e procedimentos técnicos, de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente. Além disso, é uma excelente oportunidade para aquelas pessoas que buscam abrir seu próprio negócio”, falou Marcos.
 
O secretário salientou ainda que a qualificação profissional vem em um momento oportuno. "Estamos percebendo que aos poucos o País está melhorando, e saindo da crise extrema. Em Guaxupé percebemos claramente um aumento nas ofertas de vagas de emprego, e a população precisa estar preparada para assumir esses postos de trabalho que estão sendo reabertos", disse o secretário.
 
O término dos cursos está previstos para o final de outubro, quando os alunos receberão os certificados. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, na Escola Profissional com os cursos de corte e costura de calçados e no Horto Florestal com o curso de panificação.
 

Galeria de fotos
Comentários