• sexta-feira, 14 de setembro de 2018

GUAXUPÉ TEM 02 PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DESTAQUE DO PRÊMIO “PROFESSORES DO BRASIL”

O MEC (Ministério da Educação) divulgou na última quarta-feira (12) a relação das professoras vencedoras do 11º Prêmio Professores do Brasil. O prêmio é uma iniciativa do MEC com instituições parceiras e que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Das 4.004   professoras inscritas, dois destaques do concurso deste ano, são de Guaxupé e trabalham em escolas infantis da Prefeitura.

Maria Beatriz Emídio é professora na Creche Centenário e Maria Lúcia Cruvinel Vasconcelos é professora da pré-escola “Profª Thereza Buffoni”. Não é somente o nome “Maria” que ambas tem em comum, o amor pela profissão e a dedicação dentro da sala de aula também destacam estas duas professoras.

Em 2018 o Prêmio está em sua 11ª edição e contou com a participação de professores de todo o Brasil, os quais tiveram a oportunidade de participar enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos.

“Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem”, disse o coordenador-geral de apoio a certames e programas especiais do MEC, Joselino Goulart Junior.

“Foi com muito carinho que nós, da equipe EMEI Profª Thereza Buffoni, recebemos a honra de ser destaque estadual nesta premiação que envolveu todas as escolas do estado de Minas Gerais. No início do ano letivo 2018 documentamos, dentro das normas estabelecidas pelo MEC, um dos trabalhos desenvolvidos em 2017 por toda a rede municipal de Guaxupé, mas com ênfase no projeto investigativo da turma de 2º período integral”, detalhou Maria Lúcia.

“A participação no Prêmio Professores do Brasil, além de enriquecer minha prática pedagógica, me motiva, pois amor e dedicação pela profissão são indispensáveis, mas o reconhecimento no meu primeiro projeto como professora faz com que eu acredite cada vez mais no trabalho que realizo. O prêmio proporciona visibilidade às boas práticas que rede municipal de Guaxupé realiza”, relatou a professora Maria Beatriz.

Para o prefeito Jarbinhas, o prêmio às duas professoras vem agregar e comprovar a excelente qualidade do ensino das escolas públicas da rede municipal: “Na semana passada tivemos o resultado do IDEB onde Guaxupé obteve 7,2 pontos, ficando como a 8ª cidade de Minas com a melhor pontuação. Agora estamos recebendo mais essa notícia a qual duas professoras que trabalham na Prefeitura foram premiadas pelo Ministério da Educação. Isso só comprova que em nossa cidade a Educação é levada a sério, com profissionais altamente qualificados e capacitados”, falou.