• quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Prefeitura intensifica combate à dengue e convoca população na guerra contra a doença

Todo o país vive uma situação alarmante e o combate ao mosquito através da eliminação da água parada é a principal arma contra a doença

Dados do Ministério da Saúde apontam que “A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa “odioso do Egito"). Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.”
A doença causa, entre outros sintomas, dores de cabeça, náuseas, manchas pelo corpo e muitos outros, podendo levar o paciente à morte.
Em Guaxupé, a Vigilância em Saúde mantém atualizado um programa de combate ao mosquito causador da doença com ações rotineiras e de campanha. Nas últimas semanas novas medidas foram adotadas no sentido de conter o avanço do surto na cidade, juntamente com as que já fazem parte da rotina como:
-Realização do LIRA - levantamento de índice Rápido (resultado médio  risco)
- UBV (fumacê – nebulizador costal motorizado) em dezenas de pontos da cidade (principalmente aqueles com maior número de casos constatados).
-Limpeza dos locais onde foram encontrados focos.
-Reuniões periódicas do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses (inclusive com a presença de representantes da Acig).
-Inspeções com o uso de drone em locais de difícil acesso dos agentes.
-Palestras para jovens e adolescentes no centro de convivência  do CRAS.
-Apresentação do plano de contingência das Arboviroses no Conselho Municipal de Saúde.
-Limpeza de casas abandonadas com apoio da Secretaria Municipal de Obras.
-Ações de combate nos Cemitérios Municipais.
-Inspeções em casas interditadas ou abandonadas.
-Ações de intervenção durante eventos como o Carnaval.
A Vigilância em saúde, em parceria com a Diretoria de Comunicação mantém, desde o final de 2023 uma campanha de conscientização da população com participação em entrevistas em rádios, entrevistas em programas de televisão locais e regionais (como no Jornal da EPTV- Globo onde mantemos a participação na campanha da emissora inclusive com o Dia D marcado para 24 de fevereiro, onde as ações são mostradas ao vivo), contratação de carro de som, mídias digitais, redes sociais, portais de notícias, emissão de releases atualizando o cenário, postagens semanais nas redes sociais com os números atualizados, afixação de cartazes informativos, vídeos, etc...
Todas estas ações visam manter o cidadão guaxupeano por dentro de todos os esforços do Governo Municipal. Desde o último dia 07 de fevereiro, uma unidade com atendimentos exclusivos para pacientes com sintomas ou confirmados com dengue está recebendo a população no chamado “Sentinela”. A unidade em questão é a Dr Fernando Andrade Coelho, ou “Posto Aviação” como é popularmente conhecido. No local são realizados testes rápidos onde 70% estão sendo constatados positivos nos últimos dias.
É fato que, todo esforço será em vão se cada um de nós não fizer a sua parte. Dez minutos por semana são suficientes para uma averiguação em casas, comércios e quintais. Todo e qualquer recipiente que acumule água deve ser descartado.
Esta luta é de todos nós, vamos lutar juntos contra a dengue!