• quarta-feira, 15 de março de 2017

PREFEITURA ORIENTA EMPRESAS DE GUAXUPÉ PARA QUE POSSAM PARTICIPAR DE LICITAÇÕES

Informação e preparo para entrar em  processos licitatórios são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Município

Procurando aquecer a economia local e estimular as empresas de Guaxupé, a Prefeitura vem fazendo um trabalho de orientação aos empresários quanto à documentação exigida, prazos, como buscar por um edital e quais licitações estão em andamento. Neste ano, está previsto cerca de R$30 milhões em licitações.

O Governo Municipal garante, quanto mais empresas participarem das licitações, maior a concorrência e consequentemente a disputa pelo serviço acarreta em excelentes preços e economia aos cofres públicos. Mas o principal objetivo é a estimulação de empresas da própria cidade que tem condições para atender à Prefeitura: “A grande maioria dos itens de licitações podem ser atendidos por empresas de Guaxupé. Se isso realmente acontecer, o dinheiro que a Prefeitura paga a estes serviços ficará na própria cidade, aquecendo a economia, estimulando o crescimento das empresas e também oportunidades de trabalho. Desde 2013 temos um setor disponível para orientar o empresário guaxupeano e agora em 2017 queremos intensificar este serviço”, explicou o prefeito Jarbinhas.

De acordo com Marcos Emmanuel, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, muitas vezes o empresário tem receio de participar de um processo licitatório por não saber sequer como baixar um edital e providenciar as documentações: “Em Guaxupé temos empresas sérias e que prestam serviços de qualidade. Portanto, vamos intensificar esse trabalho de orientação. As pessoas não podem ficar tímidas em disputar um processo licitatório. Elas precisam estar preparadas, orientadas também pelos seus contadores e vir para uma licitação com muita tranquilidade. O Governo quer aquecer a economia local e um dos quesitos é estimular as empresas a serem prestadoras de serviços da Prefeitura”, disse.

Outro ponto importante é que após o prestador de serviço ou comerciante aprender como participar de licitações, eles podem expandir suas atuações para outros municípios e entes públicos, trazendo mais dinheiro para a cidade.

“A Prefeitura de Guaxupé tem credibilidade junto aos seus fornecedores, mesmo no período de crise financeira, mantivemos as contas em dia sem deixar ninguém ser receber pelo serviço prestado. Isso atrai, principalmente, grande empresas e de outras cidades, que buscam por Governos sérios. Empresas que sabem que prestarão o serviço e ao final terão a certeza que receberão pelo trabalho”, falou o prefeito.

Empresas de transporte de passageiros

A primeira categoria que a Prefeitura orientou neste ano foi a de empresas que trabalham na prestação de serviço de transporte de passageiros. A reunião aconteceu na sala de licitações localizada na Secretaria Municipal de Administração e contou com 18 empresas. Com as devidas orientações, estes empresários ficam prontos e aptos a participar de um futuro processo licitatório para contratação de transporte terceirizado.