• segunda-feira, 15 de maio de 2017

PARQUE DE EXPOSIÇÕES PASSARÁ POR REVITALIZAÇÃO

Modernização visa garantir melhor utilização do espaço

Na noite de terça-feira, 09 de maio, aconteceu na Prefeitura de Guaxupé uma reunião para apresentação da revitalização que acontecerá no Parque de Exposições “Dr. Geraldo Souza Ribeiro”. O local será adequado o para abrigar diversos tipos de eventos no município. Ampliação da área e novas estruturas seguirão padrões de grande parques.

A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de obras, Eliton Pereira e pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, Marcos Emmanuel Maia, os quais são responsáveis pelo Parque de Exposições. Durante o encontro, estavam presentes ainda o prefeito Jarbinhas, o presidente da ACIG Aroldo Moreira, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Mario Guilherme Ribeiro do Valle e demais pessoas ligadas a estas entidades que utilizam com maior frequência o Parque.

A primeira etapa da revitalização visa a ampliação da área superior, logo na entrada do Parque, onde atualmente está localizado um barracão. Com a sua remoção, a área considerada nobre e que sempre é ocupada pela ACIG será remanejada e passará de 300m² para 700m².

Segundo Eliton, arquiteto e urbanista, o barracão é obsoleto e constantemente necessita de reparos elétricos, hidráulicos e estruturais de modo geral, onerando os cofres públicos. Ainda, ele ressalta a importância de haver a ampliação da área livre: “O barracão é pouco utilizado e traz mensalmente um custo alto de manutenção. Além disso, se observarmos os padrões de feiras e exposições que acontecem em todo o Brasil, utiliza-se estruturas modulares. Um exemplo prático disso é a própria FEMAGRI aqui em Guaxupé. Eles não tem nenhum prédio de alvenaria, apenas utilizam-se de estruturas modernas e de fácil montagem”, explicou.

Presente na reunião, Aroldo Moreira confirmou os transtornos que o barracão traz ao espaço: “Fizemos por algumas vezes o Mega Feirão da ACIG neste local, mas não dá. Este ano mesmo já decidimos que faremos no Clube Operário. Esse pavilhão não traz para nós empresários e expositores, as condições necessárias para instalarmos e expor nossas empresas. Há problemas elétricos, hidráulicos, entre outros”, comentou o presidente da Associação Comercial.

Já o presidente do Sindicato, Mario Guilherme, confirmou a necessidade da adequação, que além de estética e ampliação, trará maior segurança durante a realização dos eventos: “Acredito que temos que seguir aquilo que é atual e pensando sempre no conforto e segurança das pessoas que estão lá dentro nos eventos. Há 15 anos, por exemplo, ocorreu a ampliação na parte de baixo do Parque onde hoje é montada toda a estrutura de shows e rodeio da Expoagro, pois a antiga arena já não suportava mais. Agora, aprovo essa condição apresentada pela Prefeitura de modernizar a parte superior. Em qualquer grande evento que se vá, rodeio em Americana, Vermes em Muzambinho, Parque Folia em Alfenas e aqui o recinto da Femagri, notamos a existência de uma área aberta, sem construções de alvenaria e que para cada evento recebe um tipo de estrutura modular. Isso traz agilidade na montagem do evento para os organizadores, segurança e conforto para o público de modo geral”, disse.

Para Marcos Emmanuel, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a modernização fará com que o Parque de Exposições “Dr. Geraldo Souza Ribeiro” possa receber diferentes eventos: “Sabemos a dificuldade que os caminhoneiros tem quando da realização do evento lá por falta de espaço. O mesmo acontece na Queima do Alho, na exposição de carros, Expoagro e outros eventos. Hoje nem tudo que nos é solicitado pode ser atendido no Parque de Exposições porque a estrutura física do local dificulta ou não comporta determinados eventos. Então analisamos o que poderia ser feito e chegamos a conclusão desta revitalização e ampliação da área superior”, finalizou.