• quinta-feira, 16 de março de 2017

APÓS MUDANÇAS NO TRÂNSITO, ACIDENTES CAEM PELA METADE EM GUAXUPÉ

Rua José Augusto Ribeiro do Valle era apontada como uma das mais perigosas

A Prefeitura de Guaxupé apresentou nesta semana dados que comprovam a eficácia na alteração de trânsito feita em várias ruas da cidade. A exemplo está a Rua José Augusto Ribeiro do Valle que completa nesta quinta-feira, 16 de março, 01 ano de intervenção. Os números são claros e apontam queda de 50% no registro de acidentes. Em 12 meses antes das alterações, foram registrados 18 acidentes. Em março de 2016 a Prefeitura sinalizou toda a via e construiu rotatórias que obrigam os motoristas a ficarem mais atentos e diminuírem a velocidade nos cruzamentos. Depois disso, apenas 09 acidentes ocorreram, ou seja, 50% a menos.

Os dados foram fornecidos pela Polícia Militar que em média registrou 1,5 acidente na Rua José Augusto Ribeiro do Valle antes da Prefeitura realizar as obras que alteraram, especialmente, a velocidade dos veículos. Os pontos críticos eram os cruzamentos entre a Rua Dona Delfina e Escola Municipal Coronel Antonio Costa.

Passados 12 meses das obras realizadas, os acidentes caíram pela metade e em alguns meses nada foi registrado sendo: março, abril, maio, agosto e dezembro de 2016 e fevereiro e março de 2017.

De acordo com o secretário municipal de obras, Éliton Pereira, mesmo as intervenções não agradando parte da população, fica comprovada a necessidade: “Desde 2013 a Prefeitura tem feito várias obras no trânsito. Seja colocação de mão única, instalação de placas, sinalização horizontal na pista, entre outras ações. Guaxupé não é a mesma cidade de 10, 20 ou 30 anos atrás. Hoje a quantidade de veículos é grande e não podemos ter um trânsito da década de 80, por exemplo, atendendo sem alterações o fluxo de veículos nos dias atuais. A mobilidade urbana é necessária, garantindo a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres. Prova disso está a Rua José Augusto Ribeiro do Valle, onde caiu pela metade depois que fizemos algumas alterações nos cruzamentos”, disse o arquiteto.

Já o prefeito Jarbinhas disse que embora os números tenham caído pela metade, a Prefeitura trabalhará ainda mais na melhoria do trânsito: “Os números mostram queda, mas a Secretaria de Obras estará trabalhando para que os registros de acidentes caiam ainda mais. O projeto que temos para o trânsito de Guaxupé é amplo. Vai de sua municipalização, implantação de zona azul e melhorias pelos bairros. Determinei que a Divisão de Obras e Engenharia continue os estudos e assim possamos trabalhar o trânsito também dos bairros mais afastados do centro. O motorista tem que ter segurança, assim como o pedestre. Solicitei também que trabalhem as ruas próximas as escolas e creches, proporcionando mais segurança aos nossos alunos”, finalizou.