• terça-feira, 16 de maio de 2017

PREFEITURA DISPONIBILIZA PONTOS DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO EM GUAXUPÉ

Parceria com empresa de reciclagem tecnológica visa destinação correta do lixo e a preservação do meio ambiente

Você sabe o que fazer com equipamentos eletrônicos inutilizados, o popular lixo eletrônico? O descarte desse material exige alguns cuidados para que seja mantido o ciclo de reciclagem e a preservação da natureza. Em Guaxupé um inciativa do setor público e privado vem atendendo a esse propósito.

Desde setembro de 2016 um programa da Prefeitura com a empresa LED Reciclagem Tecnológica (sediada em Mococa/SP) vem colhendo resultados positivos no sentido da preservação ambiental.

O lixo eletrônico não pode ser descartado juntamente com o lixo comum porque os equipamentos têm produtos tóxicos, que são altamente poluentes. Mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio são alguns dos elementos químicos existentes em processadores, capacitores e baterias, que se não estiverem em condições corretas podem contaminar pessoas, animais, ar, água e solo.

A Prefeitura disponibiliza pontos de coleta em toda cidade de Guaxupé, sendo eles:  as escolas municipais e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Nestes pontos devem ser entregues para reciclagem: Celulares, baterias, cabos/carregadores, pilhas, calculadoras, e outros eletrônicos de menor porte.

Lixo de grande porte recolhido em domicílio

Através de um agendamento prévio, a empresa LED recolhe recolhem os materiais de grande porte em domicílio, e sem custo para o usuário.  Podem ser recolhidos fogões, geladeiras, micro-ondas, impressoras, monitores, videocassetes, aparelhos de som, televisores e PCs (computadores).

Para solicitar a retirada dos materiais em casa ou em empresas, o cidadão deve ligar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente através do número (35) 98722-0562 ou então preencher uma ficha de coleta em qualquer uma das escolas citadas.

Em épocas de combate ao mosquito Aedes aegypti, ações como essa são ganham uma importância ainda maior. A população preocupa-se em destinar o lixo nos locais corretos, o que é muito positivo, protegendo o meio ambiente e evitando que esses materiais sejam encaminhados para aterros sanitários ou descartados em terrenos baldios.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3551-8007, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Prefeitura de Guaxupé.