• quinta-feira, 16 de junho de 2016

Polícia Militar de Meio Ambiente faz entrega de certificados aos alunos do CIEG

Programa de educação Ambiental realizado pela polícia é pioneiro em Guaxupé

Foi realizada no início da manhã de quinta-feira, no auditório da Escola Municipal Elias José - CIEG a formatura de duas turmas de alunos do 4º ano do ensino fundamental no Programa de Educação Ambiental (PROGEA). O programa é desenvolvido pela 18ª Companhia Independente de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, com o apoio da Prefeitura de Guaxupé e CONSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública.

O projeto, que teve início este ano na Escola CIEG, será expandido para demais escolas. A próxima acontecerá na Escola Municipal “José de Sá” no próximo semestre. Hoje o programa acontece em todo o Estado e é padronizado.

De acordo com a diretora do CIEG, Lidalva Bueno, o PROGEA tem como foco a preservação e conservação ambiental. ''É um projeto no qual o professor permanece dentro da sala de aula, e o militar da área de meio ambiente desenvolve um trabalho com os alunos sobre a preservação e conservação do meio ambiente.'' A diretora acrescentou que todos os alunos, cerca de 40 crianças, receberam certificados de conclusão do curso.

O instrutor do PROGEA, Cabo Felipe Murari, da 18ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário,  afirmou que o projeto tem por objetivo estimular as habilidades das crianças para que tenham hábitos saudáveis com relação à natureza. ''São 12 encontros onde utilizamos as metodologias 'Educação Para o Pensar' e 'Construção do Conhecimento'. Não trazemos conceitos prontos para as crianças: expomos algumas histórias, e elas vão pensar em soluções para minimizar certos problemas, e aos poucos vão trabalhando, discutindo e adquirindo a consciência ambiental através de uma discussão coletiva sobre meio ambiente.''