• quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
  • Geral

VIGILÂNCIA EM SAÚDE ALERTA PARA O USO DE ANABOLIZANTES

VIGILÂNCIA EM SAÚDE ALERTA PARA O USO DE ANABOLIZANTES

 
Para se obter um corpo perfeito e saudável é preciso tomar uma série de medidas, como praticar atividade física e cuidar da alimentação. Porém, sabe-se que muitas pessoas buscam alternativas que nem sempre são benéficas à saúde, sendo uma delas o uso de anabolizantes. Por isso, a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guaxupé traz abaixo informações importantes e os riscos à saúde de quem faz o uso destes esteroides.

Os anabolizantes são drogas desenvolvidas para substituir a testosterona, hormônio masculino produzido pelo testículo e responsável pelas características do homem, como voz grossa, barba, pelos no corpo, etc. Já nas mulheres, a testosterona é fabricada pela glândula suprarrenal e pelo ovário, mas em pouca quantidade comparada à produção masculina. 

Há casos em que um médico pode prescrever o uso de anabolizantes, como, por exemplo, quando o indivíduo apresenta déficit hormonal de testosterona, desnutrição, osteoporose, impotência sexual ou baixo desenvolvimento da musculatura, além de ser usada no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de mama (mulher), entre outras patologias. Vale ressaltar que o esteroide deve ser sempre indicado por um médico e nunca utilizado sem acompanhamento deste profissional.
Os esteroides promovem um efeito anabólico (responsável pelo crescimento muscular), por isso muitos jovens frequentadores de academias de ginástica ou clubes desportivos, buscam ganho imediato de massa muscular e força, fazendo uso indiscriminado de anabolizantes. Por falta de informação, muitos desconhecem os males ocasionados por esta droga.

Mas não são apenas jovens desinformados que usam esteroides anabólicos exageradamente, pois sabe-se que alguns atletas de fisiculturismo recorrem a esse meio com o objetivo de conseguir melhor forma física mais rápido para conseguir bater recordes nas competições. Só que altas doses deste medicamento podem levar a morte, conforme casos já registrados.

Como foi exposto anteriormente, é necessário existir uma razão para o uso de anabolizantes, o qual deve ter prescrição médica. Nas situações em que o indivíduo utiliza por conta própria a medicação de forma irracional, com altas dosagens e combinando anabolizantes, os resultados tendem a ser destrutíveis e até levar a óbito.

Alguns dos efeitos indesejáveis que podem aparecer tanto em homens e mulheres são os seguintes: surgimento excessivo de acne, ao ponto de afetar seriamente a estética da pessoa; aumento do LDL (colesterol ruim) e redução dos níveis do HDL (colesterol saudável); queda capilar; arritmia cardíaca; sudorese; pele com aspecto amarelado; dor estomacal; cefaléia; insônia; enjoos; disfunções sexuais; fadiga; irritabilidade; acessos de agressividade; edema; maior probabilidade de doença coronariana; hipertensão; halitose, entre outros males. Nos adolescentes causa inibição do crescimento.

Especificamente em mulheres, o uso indevido pode resultar em suspensão do ciclo menstrual, aumento do clitóris, redução das mamas, pelos excessivos no corpo e voz grossa. Já nos homens, os efeitos negativos costumam ser diminuição do pênis e testículos, ginecomastia (crescimento da mama), baixa produtividade de espermatozóides, voz fina e queda dos pelos.

O anabolizante pode ser injetável e o risco surge quando a mesma agulha é compartilhada por várias pessoas, podendo haver contaminação de doenças transmissíveis, como o HIV.

A gravidade das consequências vai depender de alguns fatores, como tempo de uso, tipo de anabolizante, dosagem diária, além de outros aspectos pessoais (condição de saúde, por exemplo).

Por isso, caso você seja um praticante de atividade física e alguém venha a oferecer anabolizantes, garantindo aumento de massa muscular, potência e força, já está ciente dos efeitos indesejáveis causados pela droga. Apenas um médico pode diagnosticar um paciente, caso este necessite fazer uso desse tipo de medicamento que tem um fim específico.
 

Galeria de fotos
Comentários