• quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA JUVENTUDE POSITIVA

Oficinas gratuitas preparam jovens para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Guaxupé abriu nesta semana as inscrições para o programa “Juventude Positiva” aos adolescentes de 12 a 17 anos e inscritos no Cadastro Único – Cadúnico do Governo Federal. Até o dia 27, os jovens ou seus familiares poderão fazer a matrícula no programa diretamente na sede do CRAS. As oficinas gratuitas são oferecidas de segunda a sexta-feira, além da oportunidade do 1º emprego como aprendiz.

Conforme anunciado pelo prefeito Jarbas Correa Filho, o Jarbinhas, esta gestão será voltada, dentre outras áreas, especialmente ao Desenvolvimento Social. Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social inicia 2017 com inscrições abertas ao programa “Juventude Positiva”: “Precisamos dar ocupação aos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Por isso, a Prefeitura está com diversas oficinas abertas. Um trabalho que vem há tempos sendo muito bem sucedido, o qual tem o acompanhamento de professores oficineiros, de psicóloga e assistente social. Desde 2013, somente pela Prefeitura, contratamos aproximadamente 80 jovens na condição de aprendiz e muitos, atualmente, estão empregado em outras empresas. Isso é dar oportunidade e dignidade a estes jovens”, disse o prefeito.

Para Claudinei Vitor, secretário municipal de Desenvolvimento Social, poder trabalhar com estes jovens que pertencem às famílias de baixa renda é mostrar a eles que são capazes e que poderão com esta ocupação, estar longe da marginalidade e criminalidade, podendo ter até mesmo a chance do seu primeiro emprego: “Hoje é mais fácil o jovem ganhar dinheiro com o tráfico de drogas do que enfrentar a árdua batalha para conseguir um emprego, e quem dirá ainda quando é o primeiro emprego onde as dificuldades aumentam ainda mais. Mas o Governo Municipal está preparado e pronto para trabalhar estes jovens. Vamos capacitá-los e mostrar o caminho correto para a dignidade. Todos tem direito a oportunidade e é isso que iremos proporcionar através do Juventude Positiva”, explicou.

“As oficinas oferecidas são de artesanato, música, prática de esportes, noções administrativas, informática, socioeducativas, entre outras. Durante as aulas, os oficineiros e toda equipe psicosocial trabalham muito com a disciplina e educação dos jovens. Dando orientações, conhecendo a fundo sua realidade e de sua família. Buscando de forma individual, preparar e inserir este adolescente no mercado de trabalho”, falou Daniela Silva, educadora social e coordenadora das oficinas.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Avenida Walmor Alvaro Toledo Russo, 351, próximo à quadra do Parque dos Municípios I. As aulas estão previstas para iniciar no dia 30 de janeiro, em contra turno ao período em que o adolescente frequenta o ensino fundamental ou médio. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

Maiores informações podem ser obtidas através do 3559-5052 ou 3559-1082 com Daniela.