• terça-feira, 18 de abril de 2017

INICIADAS AULAS DO CURSO DE CORTE E COSTURA EM COUROS OFERECIDOS PELA FIEMG E PREFEITURA

Mão de obra qualificada é uma das exigências para conseguir uma vaga no mercado de trabalho

Guaxupé mais uma vez recebe a carreta equipada com a Escola Móvel da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais a qual oferece aulas profissionalizantes em parceria com a Prefeitura. De 18 de abril a 18 de maio, vinte e quatro pessoas se qualificarão nas aulas que acontecem em dois turnos no Parque Municipal da Mogiana. A aula inaugural aconteceu na manhã desta terça-feira e contou com a presença de representantes da FIEMG, Prefeitura e os alunos.

O curso oferecido gratuitamente à população vem de uma demanda do próprio setor calçadista que aponta a falta de mão de obra qualificada nas fábricas. De acordo com Marcos Emmanuel Maia, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é de que todos os participantes, ao final, possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho: “Guaxupé tem um grande potencial no setor calçadista. Em contato com a ASSOCIG (Associação do Setor Calçadista de Guaxupé) foi apresentada a falta de pessoas qualificadas para o trabalho em corte e costura em couros. Por isso, buscamos a FIEMG que prontamente, mais uma vez, vem a nossa cidade oferecer gratuitamente esse curso e que por sinal está com todas as vagas preenchidas. É importante salientar ainda que a Prefeitura, ao final do curso, fará uma apresentação dos alunos à ASSOCIG com expectativa de contratação rápida destes novos profissionais.”. Ainda de acordo com Marcos, essa ação faz parte do projeto Emprega Mais realizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social.

A prioridade, segundo Claudinei Vitor, secretário Municipal de Desenvolvimento Social, é dar oportunidade de aprendizagem e qualificação às pessoas que estão desempregadas: “Nosso objetivo é dar oportunidade as pessoas que estão em busca de um emprego, mas que antes, precisam se qualificar para entrarem no mercado de trabalho. Essa parceria entre Prefeitura e FIEMG vem justamente atender esse público”, falou.

Ao final do curso, os alunos receberão um certificado da FIEMG/SENAI, reconhecido internacionalmente e que se destaca em cursos de qualificação oferecidos às pessoas que pretende ingressar no mercado de trabalho, especialmente em indústrias.

Vagas abertas para eletricista predial

A Prefeitura informa ainda que estão abertas as inscrições para o curso de eletricista predial. As aulas, totalmente gratuitas, acontecerão na Escola Profissional de 30 de maio a 29 de junho. No total serão disponibilizadas 40 vagas. Os interessados podem se dirigir ao SINE Guaxupé munidos de documentos pessoais ou entrar em contato pelo telefone 3559-1139.