• terça-feira, 18 de julho de 2017

JARDIM ROSANA E MONTE VERDE RECEBERÃO DUAS UNIDADES DE SAÚDE

Início das obras já está liberado pela Prefeitura

No início da tarde desta terça-feira, 18 de junho, o prefeito Jarbinhas assinou a ordem de serviço para a liberação da construção de duas UBS (Unidade Básica de Saúde) em Guaxupé. A construção de uma UBS será no bairro Jardim Rosana, já o outro prédio será construído no Residencial Monte Verde, onde a Prefeitura está finalizando a construção de 180 casas populares.

“Com a construção destas duas Unidades de Saúde teremos capacidade de levar o atendimento médico e promover a saúde pública em regiões diferentes para aproximadamente 8.000 pessoas. Uma UBS será construída no Jardim Rosana e atenderá também os moradores do Rancho Alegre e parte do Jardim América. A outra Unidade que será construída no Residencial Monte Verde atenderá além desta área, os moradores do Residencial Conquista, Jardim Aeroporto e Jardim Europa”, explicou o prefeito.

Cada Unidade de Saúde terá um médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e sete agentes comunitários de saúde. De acordo com Elina Costa, secretária municipal de Saúde, com a construção destas duas unidades que prestarão atendimento como PSF (Programa Saúde da Família) e a transformação de outras duas Unidades de Saúde Guaxupé ampliará de 27% de cobertura atual para 80%, ou seja, mais da metade da cidade será atendida por PSF até o final de 2018”.

“Cada PSF atende uma determinada região de até 4.000 moradores. Para isso, existe toda uma estrutura técnica e de equipamentos. Paralelo a construção destas duas Unidades de Saúde no Jardim Rosana e Monte Verde, daremos início a contratação e treinamento das equipes. As obras, caso não haja nenhum imprevisto, estão programadas para serem entregues no segundo semestre de 2018”, disse a secretária.

Para Jarbinhas, a saúde se faz necessária em todos os bairros e para todas as pessoas: “A saúde pública tem que ser ampla e atender a todos, principalmente aquelas pessoas que mais necessitam e dependem do serviço público. Este modelo de Saúde da Família é excelente, pois atende por regiões e população específica. Com isso há uma aproximação das famílias com os médicos, enfermeiros, auxiliares e com os agentes de saúde que passam frequentemente nas casas. Existe ainda um trabalho na saúde preventiva, ou seja, orientações para evitar que as pessoas adoeçam ou ainda tenham as condições de saúde complicadas por falta de conhecimento”, falou o prefeito.

A Prefeitura ainda está trabalhando para transformar até o final deste ano as Unidades de Saúde do bairro Vila Campanha e Jardim Aviação em Programa Saúde da Família.