• segunda-feira, 19 de abril de 2021
  • Geral

Nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente passa a funcionar no prédio da antiga Academia de Comércio São José

Nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente passa a funcionar no prédio da antiga Academia de Comércio São José

 
Além da secretaria, diversos outros serviços serão oferecidosà população no local.
 
O prédio onde no passado funcionou a Academia de Comércio São José passa, a partir desta segunda-feira, será a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O local, que é tombado pelo patrimônio histórico, tem grande valor emocional para os guaxupeanos e será, a partir de agora, sinônimo de desenvolvimento econômico, desburocratização e modernidade.
Com início do atual governo, foi elaborado planejamento estratégico da secretaria para os próximos 4 (quatro) anos, a partir da aprovação do planejamento pelo prefeito Dr. Heber e vice-prefeito Rodrigo Borges, começaram as negociações para que, além da secretaria, funcionasse no local diversos outros serviços de atendimento à população. Assim sendo, serão disponibilizados os seguintes serviços:
 
- Banco de Talentos/Emprego: projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no qual será disponibilizada uma plataforma on-line para cadastro de vagas oferecidas pelas empresas locais com a descrição dos requisitos básicos para o preenchimento da vaga e, na mesma plataforma, um cadastro do cidadão que procura emprego, com suas qualificações, permitindo assim a orientação para capacitação da mão de obra disponível em função da disponibilidade ofertada pelas empresas.
 
-Modernização da Sala Mineira do Empreendedor, promovendo desburocratização e agilidade na abertura de empresas em sintonia com o Programa Minas Livre para Crescer do Estado de Minas Gerais.
 
-Fundação Educacional Professor José Gonella:
* Capacitação da mão de obra direcionada pelo Banco de Talentos/Empregos com estrutura de três salas de aula e um laboratório de informática.
*Apoio no desenvolvimento do Banco de Talentos/Empregos
*Diagnósticos e levantamentos visando o desenvolvimento econômico de Guaxupée a consolidação dos Arranjos Produtivos Locais dos seguintes seguimentos: Calçadista, Condutores de Energia, Agronegócio Café, Artesanato e Turismo além do acompanhamento ao Guaxupé 2050.
 
- Sede do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, que passará a funcionar neste local.
 
- Parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, que disponibilizará um técnico para apoio aos serviços de Extensão Rural da Diretoria de Agronegócio.
 
-PSA - Programa de Saúde Animal
Triagem, vacinação, vermifugação, chipagem e encaminhamento para castração de animais de pequeno porte cujos donos estiverem cadastrados no CADÚnico.
 
Além disso, aSecretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente continuará promovendo os atendimentos específicos nas seguintes áreas:
 
- Meio Ambiente:
*Fiscalização ambiental
*Coordenação da coleta de lixo do município, com a destinação dos recicláveis e rejeitos
*Aprovação ambiental dos projetos de loteamento e alvarás de construção
*Autorização e acompanhamento de podas e corte de árvores
*Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, em parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
*Coordenação das reuniões do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente)
*Projeto Florescer, plantio de árvores e cuidados de jardinagem dos canteiros centrais e corredores viários da cidade
 
- Diretoria de Agronegócio
*Plano Diretor para o Agronegócio de Guaxupé em parceria com a UFLA.
*Vistoria e Parecer em propriedades rurais da agricultura familiar, para realização de benfeitorias pela Secretaria de Obras.
*Negociação junto a SEDE (Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais) com fim de instalação da Sala Mineira do Empreendedor Rural.
*Elaboração de Projeto para estruturação de uma Cooperativa de pequenos produtores de leite do município e viabilização de recursos necessários para construção, funcionamento e manutenção de um laticínio municipal.
*Gestão do Termo de Fomento junto a APRAF – Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Guaxupé.
*Gestão do programa Mais Genética.
 
- Divisão de Indústria, Comércio e Serviços
*Coordenação das Reuniões do CDG (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Guaxupé)
*Coordenação do PROGER (Programa Geração de Emprego), programa de apoio a empresários, visando a concessão pelo município de incentivos à instalação e ampliação das atividades empresarias no município, como por exemplo, cessão e doação de lotes, pagamento de parte de seus aluguéis e incentivos fiscais.
*Gestão do Polo Industrial e Polo da Moda
*Relações institucionais com órgãos de fomento ao desenvolvimento econômico do Estado através da SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) e BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais)
 
O local foi cuidadosamente reformado, com projeto de reforma e fachada aprovado pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé, contando com duas novas entradas com acessibilidade e uma sala para atendimento multiuso no andar térreo.
Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente,“Guaxupé possui vocação nata para liderar o desenvolvimento econômico de nossa microrregião, Dr. Heber e Rodrigo são sensíveis a isso e estão dando a secretaria todas as condições necessárias ao seu pleno funcionamento. Estamos trabalhando duro, na organização dos diversos setores que compõe nossa economia, de forma a podermos entrar no radar de novos investimentos de empresários de Minas Gerais e do Brasil.”, finalizou Artur Fernandes Gonçalves Filho.
 
O prefeito Dr. Heber Hamilton Quintela está muito otimista com o desenvolvimento dos trabalhos realizados pela secretaria “Estamos em constante contato com órgãos de fomento e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, e nos foi passado a necessidade de aumentar a disponibilidade de áreas para implantação de novas empresas em nosso município, por isso, determinei a minha equipe que fizesse um estudo de viabilidade para implantação de um terceiro polo industrial em nosso município. A área já foi identificada e estamos preparando o processo de desapropriação.”
Os serviços aqui apresentados, serão oferecidos à população na Rua Coronel Joaquim Costa, 183, no Centro de Guaxupé. Telefone 3551-8007.
 

Galeria de fotos
Comentários