• quarta-feira, 19 de abril de 2023

Rede Municipal de Educação é parceira do PROGEA – Progama de Educação Ambiental

Programa em parceria com a PMMG leva conhecimento ambiental para as crianças guaxupeanas

Rede Municipal de Educação é parceira do PROGEA – Progama de Educação Ambiental

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação firmou mais uma parceria com o PROGEA – Programa de Educação Ambiental instituído pela polícia Militar de Minas Gerais que atua diretamente na área ambiental.
O PROGEA é um programa cooperativo, em parceria com as escolas, que tem como objetivo auxiliar as crianças do ensino fundamental na reflexão das questões ambientais e estimulá-las a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, que visem a contribuir para a preservação ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.
Durante as aulas, ministradas por um Policial Militar do Meio Ambiente, são abordados assuntos como a metodologia “educação para o pensar”, onde por meio de histórias infantis, as crianças percebem que elas também estão inseridas no meio ambiente, tanto no natural, quanto no artificial.
Neste primeiro semestre de 2023, o programa apresentará o PROGEA nas Escolas Municipais Wagner Ribeiro Macedo - CAIC, Elias José, Olympia Leite Ribeiro e Professor José de Sá, com a participação de 6 turmas com previsão de término em junho de 2023.
“O PROGEA é uma grande oportunidade de trabalhar com as crianças os temas integradores do currículo municipal. A presença do PMMG Cabo Felipe Costa Murari, instrutor deste programa, em nossas escolas fortalece o vínculo saudável das nossas crianças com os policiais”, enfatizou a Secretária de Educação Sandra Costa.
O prefeito Dr Heber acompanhou uma das aulas junto à E. M. Olympia Leite Ribeiro e afirmou “É muito bom ver que nossas crianças, a cada dia, se envolvem mais na preservação e defesa do meio ambiente. Elas se interessam pelo assunto e ajudam a disseminar informações e cuidar do futuro delas mesmas. É um projeto fantástico.”
Ao final dos encontros, é previsto uma solenidade de formatura para os participantes, que receberão um certificado de conclusão do PROGEA, bem como uma carteirinha de integrante do Clubinho Ambiental.
Este programa já é desenvolvimento nas escolas municipais desde 2016.