• quarta-feira, 19 de outubro de 2022
  • Geral

Educação com sabor especial: Formação de cozinheiras e auxiliares de cozinha  aconteceu na semana da criança

A alimentação escolar e aquilo que é proibido nas escolas foi abordado na formação.

 Educação com sabor especial: Formação de cozinheiras e auxiliares de cozinha  aconteceu na semana da criança

  

 

A Secretaria Municipal de Educação dando continuidade à formação de seus profissionais, organizou mais um treinamento para as cozinheiras e ajudantes das escolas da rede municipal e creches parceiras.
Os temas abordados foram: a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE (Lei Federal n.º 11.947/2009 e suas Resoluções 06/2020 e 20/2020, os objetivos, histórico, diretrizes, usuários, repasse de recursos e atores sociais do PNAE) e sobre a legislação sanitária vigente e o aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na produção de alimentos, visando a proteção à saúde da população (RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004).
Na formação com as creches foi trabalhado também os alimentos proibidos pelas legislações, como por exemplo açúcar para crianças de 0 a 3 anos e a melhor maneira de ofertar e cortar os alimentos para cada faixa etária.
Nesta última formação, as nutricionistas Daniela e Milene explicaram sobre as doenças transmitidas por alimentos, como ocorre a contaminação, os tipos de contaminações existentes e a utilização correta dos equipamentos de proteção individual - EPI’s, recebimento, armazenamento, descongelamento, pré-preparo, preparo, distribuição e porcionamento dos alimentos.
Houve espaço para esclarecimentos de dúvidas e interação entre todos os participantes.
Na avaliação desta formação os participantes destacaram a relevância das informações adquiridas, bem como a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas.

 

Galeria de fotos
Comentários