• quarta-feira, 21 de junho de 2023

Educação Municipal Investe na Ampliação dos Acervos Literários das Escolas

Mais um diferencial significativo na aprendizagem e desenvolvimento das crianças da rede municipal e parceira

Educação Municipal Investe na Ampliação dos Acervos Literários das Escolas

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu 1.778 livros e 870 kits literários para ampliar os acervos das salas de leituras das escolas municipais e parceiras. Os novos títulos, destinados para a Educação Infantil (creche e pré-escola) e para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), foram distribuídos para 21 unidades escolares e o Centro Municipal de Apoio Educacional (CEMAE).
O incentivo às práticas de leitura e contação de histórias possibilita o acesso à informação, ao conhecimento, ao lazer cultural, à recreação e à interação necessária ao ato de ler, influenciando de maneira positiva o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. Este investimento beneficiará mais de quatro mil crianças.
Vários destes livros possuem materiais complementares, guias de orientações que possibilitam a realização de propostas lúdicas, bem como sugestões de debates e reflexões com as crianças e com as famílias. Alguns oferecem também ferramentas de apoio pedagógico, tais como: sequências pedagógicas, QR Codes que levam para vídeos com entrevistas, podcasts, audiolivros, contação de histórias no YouTube, interpretação em libras, recursos estes que promoverão a acessibilidade para crianças com deficiência.
Muitas destas obras atendem as exigências de leis, como a nº 13.185 – Programa de combate à intimidação sistemática – Bullying e a Lei nº 11.645, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino.
O diferencial destas obras selecionadas pelo setor pedagógico da SME é que esta literatura permitirá refletir nas rodas de leituras, contação de histórias, assembleias, sobre: valores, convivência, respeito ao próximo e às diferenças, sustentabilidade, autonomia, respeito as regras, meio ambiente, preconceitos, bullying, relações familiares, ética, moral, resolução de conflitos pessoais ou coletivos, gestão dos sentimentos e das emoções. O trabalho com estes temas  no cotidiano escolar tornou-se ainda mais evidente frente às necessidades socioemocionais advindas do cenário atual.
Além do acervo de livros infantis de alta qualidade gráfica, amparo textual e lúdico-pedagógico, foram selecionadas e adquiridas obras com temas que auxiliarão na formação continuada semanal dos profissionais da educação.
Nos dias 12 e 13/06, todos os professores da rede municipal e parceira, participaram de diversas “Vivências Literárias” com o objetivo de planejar propostas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças por meio da Literatura Infantil.
A diretora pedagógica, Siomara Ferreira, explicou que “como alguns autores destas obras já realizaram formação continuada no município, os professores reconhecem a grandiosidade de cada obra e sabem como desenvolver projetos utilizando estes materiais de apoio.”
A secretária de educação Sandra Costa destacou ainda a importância do papel dos profissionais da educação para o êxito da ação: “a contação de histórias desperta nas crianças a curiosidade e o imaginário simbólico, no qual se faz uma relação entre o real e o fictício, o que contribui para a formação cognitiva, afetiva e social de nossas crianças.”