• terça-feira, 21 de novembro de 2017

JARDIM EUROPA I E II RECEBEM MUTIRÃO DE LIMPEZA

06 caminhões de entulho foram retirados do local

No último sábado, dia 18 de novembro, a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras, realizou mais um mutirão de limpeza na cidade. Desta vez, os bairros atendidos foram o Jardim Europa I e Jardim Europa II. Orientados, os moradores colaboraram, colocando para fora de suas casas todo material considerado inútil, como latas, garrafas, móveis, pneus, dentre outros. Esta é a segunda vez que estes bairros recebem a equipe do mutirão neste ano.

De acordo com Daniela Salgado, diretora de Vigilância em Saúde, a ação visa, principalmente, retirar objetos que possam acumular água e consequentemente contribuir para a proliferação do mosquito Aedes: “É impressionante a quantidade de material que recolhemos. Foram 06 caminhões e o que chama a atenção é a quantidade de pneus, 27 no total. Com certeza isso estava depositado de forma irregular no interior dos imóveis e agora com a chegada do período das chuvas, seriam verdadeiros criadouros do mosquito. Mesmo que Guaxupé esteja considerada sob controle na questão da dengue, precisamos ficar atentos e não deixar este tipo de objeto em nossas casas”, afirmou.

Periodicamente a Prefeitura realiza estes mutirões de limpeza, o que tem sido bastante eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti: “Sabemos quais os bairros tem um potencial maior para a proliferação do mosquito e então agimos diretamente neles. Os mutirões dão oportunidade para aquelas pessoas que não tem condições de pagar um caçamba ou de levar o material de descarte até o aterro controlado de dispensar aquilo que não há mais utilidade a ela e claro, de limpar o quintal de sua casa, retirando aqueles objetos considerados potenciais para nascer o mosquito da dengue”, disse Daniela.

Para 2018, a Vigilância em Saúde já está criando um novo cronograma juntamente com a Secretaria de Obras para atender outros bairros como Rancho Alegre, Jardim Rosana, Santa Cruz e outros.