• quarta-feira, 22 de março de 2023
  • Geral

22 de março, dia da água: Você conhece o Rio Guaxupé?

Nascente do Rio Guaxupé é preservada e cuidada

22 de março, dia da água: Você conhece o Rio Guaxupé?

O rio Guaxupé é um curso de água que banha os estados brasileiros de Minas Gerais e São Paulo, na bacia hidrográfica do rio Grande. Percorre aproximadamente 70 quilômetros até a margem direita do rio Pardo, desde sua nascente em Guaxupé, passando também pelos municípios paulistas de Tapiratiba e São José do Rio Pardo.
O Rio Guaxupé possui mais de 20 nascentes que diretamente formam o rio, além de vários afluentes, sendo os principais o Córrego Pinheiros, Córrego Bebedouro, Córrego dos Machados, Córrego Fundo e Córrego Cala a Boca. Em comemoração ao dia de hoje, servidores da Prefeitura fizeram uma visita à Fazenda Monte Alto, onde as principais nascentes se encontram (fotos na galeria).
A preservação das nascentes contribui para o aumento quantitativo da água que escoa formando o Rio Guaxupé, por isso a importância da manutenção das Áreas de Preservação Permanente no entorno de nascentes. O produtor rural tem papel essencial na preservação dessas nascentes, visto que as principais - do Rio Guaxupé- se encontram na Zona Rural.
O Rio Guaxupé hoje é o curso hídrico que abastece a área urbana, manter a qualidade da água é essencial para o continuo abastecimento, assim como a necessidade de economia de água na área abastecida com simples ações como:
•             evitar o desperdício de água ao tomar banho, lavar louça e escovar os dentes;
•             ficar atento quanto aos vazamentos internos;
•             trocar a mangueira pela vassoura para a limpeza de áreas externas;
•             não jogar lixo em rios, lagos e praias;
•             praticar e incentivar o consumo sustentável;
•             promover a educação ambiental na comunidade.
Os recursos hídricos são importantes não apenas para o abastecimento público, mas para outras atividades, como lazer, agricultura etc.

Galeria de fotos
Comentários