• terça-feira, 22 de novembro de 2022
  • Geral

Sífilis tem cura e tratamento gratuito pelo SUS

Doença causa dores musculares, cansaço e febre além de lesões em várias partes do corpo

Sífilis tem cura e tratamento gratuito pelo SUS

 


A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema Pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). 
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.


Transmissão:
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto, por isso, o acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental. 


Sinais e sintomas: 
Dor muscular, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, protuberâncias como verrugas nos genitais, úlceras e úlcera indolores. Também é comum dores de cabeça e de garganta, erupção nos pés e mãos, inchaço dos gânglios e perda de peso.


Diagnóstico: 
O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde, sendo prático e de fácil execução. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis. 


Tratamento: 
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), que poderá ser aplicada na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
Esta é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora  da doença. 
Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

No ano de 2022 tivemos 25 casos diagnosticados, acompanhados e tratados em Guaxupé.

Galeria de fotos
Comentários