• quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

PREFEITURA COMUNICA QUE NÃO REALIZARÁ CARNAVAL DE RUA EM GUAXUPÉ

No início da tarde desta quarta-feira (23) o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, durante uma coletiva de imprensa que aconteceu no Teatro Municipal, informou que com a falta de repasses do Governo de Minas que ultrapassa os R$18 milhões, a Prefeitura tem sido obrigada, desde 2017, a suprir financeiramente aquilo que é de obrigação do Estado, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, o que impossibilita neste ano a realização  do carnaval de rua em Guaxupé. O recurso previsto no orçamento do Município para o carnaval 2019 é de aproximadamente R$370 mil. Caso os repasses sejam regularizados por parte do Governo de Minas nos próximos meses, esse valor será mantido na Secretaria de Cultura  e destinado ao Guaxupé Café Festival e Natal de Luz que terão sua grade de programação estendida em 2019, além de outros eventos artísticos e culturais da cidade.

A informação da não realização do carnaval de rua em Guaxupé foi passada pelo Secretário de Cultura, Marcos Buled, que estava acompanhando do diretor de Cultura, Cassiano Silva e da diretora de eventos, Angélica Prado.

Segundo Buled, após reunião com o prefeito, apresentados os prós e contras de se realizar o carnaval de rua este ano, ficou decidido pelo Governo Municipal de que, diante à instabilidade financeira que passa a Prefeitura pela falta de repasse do Governo de Minas e por ter que assumir o custeio que seria de responsabilidade do Estado, especialmente nas áreas da Saúde e Educação, não haverá carnaval.

“Temos que entender que estamos no início de um ano, com novo orçamento e a Prefeitura garantindo serviços na Saúde e Educação que deveriam ser custeados pelo Estado. A dívida do Governo de Minas que se arrasta desde 2017 com Guaxupé já chega aos R$18 milhões. Estamos percebendo que o atual Governador Romeu Zema tem afirmado que os repasses se regularizarão a partir da próxima semana. Mesmo que isso venha a acontecer, não permite em tempo hábil, que tenhamos um financeiro suficiente para realizarmos o carnaval”, explicou Buled.

De acordo com o Secretário de Cultura, caso os repasses sejam normalizados e assim não havendo necessidade da Prefeitura em custear aquilo que é de obrigação do Estado, os investimentos na Cultura serão retomados: “Temos um compromisso com a Cultura de Guaxupé, com os agentes culturais e toda população. Assim que normalizados os repasses, retomaremos nossos projetos como Guaxupé Café, Aniversário da Cidade, Natal de Luz, entre outros. Posso dizer ainda mais! Em conversa com o prefeito, ele mesmo disse que caso haja os repasses dentro do previsto e a Prefeitura tenha condições financeiras, o Guaxupé Café que em sua primeira edição aconteceu durante 05 dias passará a ter 30 dias e o Natal de Luz que aconteceu durante 23 dias, iniciará em dezembro deste ano e encerrará em janeiro de 2020, incluindo um evento de Réveillon”, finalizou.