• terça-feira, 23 de maio de 2023

Escolas se unem na Conscientização  sobre o Autismo

As escolas municipais e parceiras de Guaxupé desenvolveram inúmeras propostas para promover a conscientização sobre o autismo.

Escolas se unem na Conscientização  sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficit nas áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Por isso, se utiliza o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento. A taxa de autismo no mundo é alta e a falta de compreensão tem impacto sobre os indivíduos, suas famílias e comunidades.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), as escolas municipais e parceiras, orientadas pela Secretaria Municipal de Educação realizaram um Projeto Institucional, desenvolvendo inúmeras propostas com o objetivo de esclarecer e divulgar informações sobre o TEA para a população, com a finalidade de contribuir para que a sociedade se torne mais consciente e menos preconceituosa.
A Secretária de Educação Sandra Costa, afirmou que “o objetivo deste projeto é construir uma sociedade inclusiva, com base na cultura do respeito, promovendo mais compreensão e atenção para com as pessoas que vivem com o espectro do autismo”.
Os profissionais da educação da rede municipal e parceira entendem que as ações não se restringem ao mês de abril (mês de conscientização - Abril Azul), por esse motivo realizam um trabalho diário no desenvolvimento do potencial de todas as crianças, com ações constantes para conscientizar e informar as pessoas sobre o que é Autismo e como lidar com o Transtorno.
Algumas das ações realizadas:
- “Café com Prosa” com as famílias, conduzido por uma fonoaudióloga;
- Envio de informações e vídeos sobre o autismo para todos os familiares;
- Varal da conscientização do autismo, confeccionado pelas crianças;
-Contação de histórias em quadrinhos narradas, enfatizando o personagem da Turma da Mônica, André, autista, entre livros sobre o assunto;
- Livro estruturado por uma criança do 4º ano;
 - Entrevistas com mães de crianças com autismo sobre os cuidados diários e o envolvimento da família com o tratamento do autismo;
- Produção de diversos murais com a participação das crianças;
- Apresentações musicais com músicas relacionadas ao tema: Meu olhar Azul, Ninguém é igual a ninguém;
- Roda de conversa entre professores e terapeutas para disseminar informações sobre o TEA;
- Momentos de troca de experiências entre os professores regentes e professores da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Palestras ministradas pela Coordenadora de Apoio Especializado da Secretaria de Educação: “Dialogando com as famílias: Autismo é preciso conhecer.”
- Realização de campanha de conscientização dos alunos de uma turma para outras turmas e para os servidores da escola.
- Caixa de perguntas colocadas na entrada da escola: “Tem alguma dúvida sobre autismo?”
- Caminhada com as crianças e profissionais da educação para panfletagem sobre autismo para a comunidade;
- Rodas de conversas “Conscientização sobre o Autismo” com os profissionais de apoio e os auxiliares de serviço gerais;
-  Rodas de discussões a partir das leituras: “Ele era meu amigo” de Luciene Regina Paulino Tognetta e “Meu amigo faz iiiii”, escrito por Andréa Werner.
Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste projeto foram positivos, foi possível notar a participação efetiva e o envolvimento de todos: crianças, escola, família e sociedade.
“As crianças com autismo se sentiram acolhidas, pertencentes e respeitadas em suas singularidades. As ações desenvolvidas nas escolas promoveram uma verdadeira transformação, mostrando que a inclusão é a chave para uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu Sulima Quirino, Coordenadora de Apoio Especializado da Secretaria Municipal de Educação.