• quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Servidores Públicos contam com atendimento especializado de assistência social

O Assistente Social é um profissional qualificado, que busca por melhores condições de vida e efetivação dos direitos sociais de toda a população. Possui atuação dinâmica, reflexiva e transformadora, através de um trabalho pautado nos aspectos ético-políticos da profissão. O profissional do serviço social possui abrangentes áreas de atuações e, quando atua em organizações públicas ou privadas, pode contribuir para o sucesso organizacional como um todo.
A Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Administração, tem em seus setores a Segurança e Medicina do Trabalho, com uma equipe multidisciplinar (técnico de enfermagem, médico do trabalho, técnico de segurança do trabalho e assistente social).
A atuação de todos os membros da equipe multidisciplinar, garante a saúde e bem estar do servidor público e de sua família, proporcionando melhoria da qualidade de vida e desempenho profissional, resultando em uma melhor prestação de serviços à população.
Os atendimentos realizados pela assistente social, até o mês de abril de 2023, eram ofertados apenas duas vezes por semana sendo que nos outros dias a profissional era cedida a outra instituição.  Na busca de aprimorar os serviços ofertados ao servidor foi observada a necessidade de atendimento exclusivo na prefeitura, diariamente.
 “Entendemos que, para que o servidor da Prefeitura tivesse um melhor acesso ao atendimento, a assistente social precisava permanecer durante toda a semana na secretaria. Desta forma, finalizamos a cessão da servidora à outra instituição e a mantivemos exclusivamente para atendimento do servidor da prefeitura e de seus familiares. Providenciamos um espaço físico acolhedor e discreto, como deve ser, proporcionando escuta qualificada e garantia do sigilo profissional”, explicou Jair Bastos, Secretário Municipal de Administração.
Através dos registros de dados, foi possível verificar que, apenas no mês de maio de 2023, 19 servidores receberam atendimento, gerando um total de 146 procedimentos como encaminhamentos para a rede pública de proteção (saúde, social e educação), orientações e direcionamentos previdenciários e jurídicos, emissão de relatórios e pareceres, ligações e atendimentos para acompanhamentos de casos, dentre outros. Em junho, este registro saltou para 20 servidores atendidos e 162 procedimentos profissionais. No mês de julho este número foi maior que 30 servidores atendidos com mais de 170 procedimentos.
 “Em abril, quando os atendimentos aconteciam apenas duas vezes na semana, o registro foi de apenas 05 servidores atendidos, com 37 procedimentos. Desta forma, notamos como o acesso acabava se tornando limitado. Um servidor bem atendido presta um atendimento de maior qualidade para a nossa população, e é nesse aspecto que queremos melhorar. A saúde, física e mental do trabalhador público, reflete diretamente na maneira como ele conduz seu ofício. Valorizando o servidor, valorizamos também a nossa gente”, ressaltou o Prefeito D. Heber Quintella.
O servidor público que necessitar do atendimento da assistente social deve procurar a Secretaria Municipal de Administração, Diretoria de Gestão de Pessoas, na Avenida Conde Ribeiro do Valle nº 113.