• quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

VIGILANTES E SERVIÇOS GERAIS DA PREFEITURA DE GUAXUPÉ RECEBEM REAJUSTE SALARIAL RETROATIVO A JANEIRO DE 2016

No último dia 24, terça-feira, a Prefeitura de Guaxupé fez o pagamento de R$110 mil retroativo a janeiro de 2016 referente ao reajuste de 3% a 185 servidores públicos que ocupam os cargos de vigilante patrimonial e serviços gerais. No início do mês os outros 818 servidores já haviam recebido o retroativo. A diferença salarial só está sendo possível de ser paga após novo Projeto de Lei apresentado pelo Executivo tramitar na Câmara e diferente da outra vez, não haver emendas feitas por alguns vereadores. Desde o início, ainda em dezembro de 2015, o Governo Municipal havia apresentado tanto aos vereadores quanto ao Sindicato dos Servidores Públicos o reajuste limite de 3% para o ano de 2016 respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sendo assim, a Prefeitura pagou aos 1.003 servidores aproximadamente R$1,2 milhão retroativo.

De acordo com o Governo Municipal, não foi possível o pagamento em 2016, uma vez que após o projeto de lei ser alterado pela Câmara e constatado sua inconstitucionalidade, houve a necessidade do Poder Executivo de apresentar um novo projeto de lei de nº 019/2016 em 07 de dezembro de 2016 e assim ocorrer novo trâmite para que, finalmente, os 3% pudessem ser pago.

Vale ressaltar ainda que em todas as decisões do Governo Municipal foram tomadas com a ciência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, por meio de sua presidente sra. Ana Claudia Gurgel Fernandes, que participou de reuniões tanto na Prefeitura quanto na Câmara Municipal, representando e defendendo os interesses dos servidores públicos.

“Nós estávamos esperando por este pagamento retroativo. No ano passado fomos informados de que o pagamento seria feito logo no mês de janeiro e isso realmente foi feito. Ter a garantia do nosso salário é bom, até porque estamos vendo o que muitas outras prefeituras tem passado e servidores ficando sem receber. Mas Guaxupé tem acontecido o pagamento normalmente, o que nos trouxe e traz a tranquilidade. Por mais que ficamos um ano todo sem receber o reajuste dos 3%, agora veio em boa hora e tudo de uma vez como foi proposto pela Prefeitura”, disse a servidora, Patrícia de Oliveira Silva que trabalha no cargo de serviços gerais há 05 anos.

O pagamento retroativo dos 3%, assim como o salário em dia dos servidores, comprova mais uma vez que a Prefeitura de Guaxupé tem mantido suas contas em dia, seja com o funcionalismo público e até mesmo com fornecedores e prestadores de serviço. De acordo com levantamento da AMM – Associação Mineira dos Municípios, apresentado no final do ano passado, apenas 30% das prefeituras mineiras estão conseguindo manter os pagamentos em dia, dentre estas cidades está Guaxupé.