• segunda-feira, 25 de março de 2019

PREFEITURA CONFIRMA 2ª EDIÇÃO DO GUAXUPÉ CAFÉ FESTIVAL

Evento acontecerá durante as comemorações dos 107 anos de Guaxupé

A comissão organizadora do Guaxupé Café Festival apresentou na última sexta-feira (22) ao prefeito Jarbinhas o projeto para a realização da 2ª edição do evento. Diferente do ano passado, agora o Guaxupé Café acontecerá durante 30 dias e terá em sua programação shows nacionais, locais, festival gastronômico, feira e exposição de artesanatos, cursos profissionalizantes, além de atividades que estarão ligadas na grade curricular dos alunos dos quintos anos das escolas municipais.

Para Marcos Buled, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, o Guaxupé Café é tão importante e relevante para a cidade, como o Natal de Luz, pois movimenta a economia da cidade e traz um grande número de turistas: “O Governo Municipal priorizou os eventos e em primeiro lugar temos o Natal de Luz, depois temos o Guaxupé Café Festival, seguido pelo aniversário da cidade. Isso porque todas as nossas análises apontam que estes eventos trazem movimento para Guaxupé. Toda a região vem a nossa cidade visitar e fazer suas compras, além é claro de participar de toda a programação que é totalmente gratuita nestes eventos. Isso aquece a economia, gera empregos e oportunidades aos guaxupeanos”, disse.

Questionado sobre a não realização do Carnaval e agora o anúncio do Guaxupé Café Festival para o mês de junho, Buled foi bastante enfático ao comparar os dois eventos: “Primeiro temos que lembrar que estávamos numa instabilidade e incerteza de como seria a questão financeira sobre os repasses do Governo de Minas às Prefeituras. Embora haja uma dívida do Estado com Guaxupé que beira os R$21 milhões, isso não impede que façamos o Guaxupé Café. O que precisamos refletir é que para um carnaval o investimento é considerado alto e acontece em todas as cidades. Além disso, a participação da população é bastante pequena. Acreditamos que não chega a 30% dos guaxupeanos que descem para a avenida para curtir a festa. Agora, quando apresentamos um Guaxupé Café, evento único e que só acontece em nossa cidade, sabemos que atrai turistas de varias cidades e mais, cerca de 85% da população vem para a avenida seja para assistir os shows ou visitar a feira de artesanatos, assim como acontece no Natal de Luz. Por isso optamos com a permissão do prefeito Jarbinhas, pela confirmação da realização do Guaxupé Café este ano”, explicou.

Já o prefeito Jarbinhas pontuou que o Guaxupé Café não resume somente em shows, é uma vasta programação cultural, educacional e que também trabalhará, de forma inédita este ano, a parte social: “Não podemos fazer do Guaxupé Café um evento somente com shows. Ele tem que ser um evento rico e que ofereça cultura ao povo, que seja trabalhado dentro e fora das escolas, como as visitas que acontecerão nas fazendas históricas de Guaxupé que produzem café. Precisamos contar a história da nossa cidade aos nossos alunos e o que mais estou acreditando na edição desse ano, dar oportunidades a quem mais necessita. Autorizei a contratação de cursos totalmente gratuitos e que serão oferecidos àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Temos que ensinar a pescar e não dar somente o peixe. Essas pessoas precisam ter mão de obra qualificada e por isso traremos uma carreta que capacitará 480 pessoas durante o festival. Essa é a função do Poder Público, planejar e oferecer políticas públicas a quem mais necessita”, falou.

O Guaxupé Café Festival acontecerá de 29 de maio a 30 de junho. A programação completa será divulgada nos próximos dias.