• quinta-feira, 25 de maio de 2017

2º FESTIVAL SABORES DA MONTANHA ABRE PROGRAMAÇÃO DOS 105 ANOS DE GUAXUPÉ

10 cidades integrantes do Circuito Montanhas Cafeeiras fazem parte do festival gastronômico

Guaxupé sediou na noite da última terça-feira, 23 de maio, a abertura oficial do 2º Festival Gastronômico “Sabores da Montanha”. O evento contou com a presença do secretário adjunto de Turismo do Governo de Minas, Gustavo Arrais, prefeitos, secretários municipais de cultura e turismo, assim como dos empresários que oferecerão por 30 dias, pratos com descontos especiais em seus bares e restaurantes.

Em 2016 foram 05 cidades participantes do Festival Gastronômico. Já este ano o número dobrou e passa a contar com 10 municípios, sendo: Guaxupé, Arceburgo, Guaranésia, Monte Santo de Minas, São Pedro da União, Juruaia, Nova Resende, Muzambinho, Bom Jesus da Penha e Itamogi.

De acordo com Marcos Buled, secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé e ex-presidente do Circuito Montanhas Cafeeiras, um dos idealizadores do evento, a crescente na adesão de bares e restaurantes, bem como de cidades participantes é um processo natural tendo em vista o sucesso e retorno que o Festival Gastronômico traz às cidades: “O turismo é essencial para que nossas cidades possam ser conhecidas e nada melhor do que oferecer aquilo que temos e sabemos fazer de melhor: nossa culinária! O mineiro é conhecido por cativar as pessoas com suas prosas, por saber receber amigos e visitantes, por oferecer aquela comida mineira, o pão de queijo, o cafezinho, entre outros. Isso é Minas Gerais! Esse é o projeto que idealizamos e que com essa adesão em 2017, mostra e comprova que deu certo”, disse.

“Precisamos valorizar e incentivar todas as cidades para que tenham atitudes como vocês tiveram. O Circuito Montanhas Cafeeiras é bem visto por todos nós e temos o compromisso de um trabalho em conjunto. Portanto, estou aqui hoje representando o governador do Estado, Fernando Pimentel. Estou secretário adjunto de turismo do Estado e venho do ramo de hotelaria. Sei muito bem a importância do turismo para que também possa haver o progresso das cidades. Parabéns pelo projeto e tenho certeza que o Festival será novamente, assim como em 2016, um grande sucesso!”, disse Gustavo Arrais.

Para o presidente da AMOG e prefeito de Guaxupé, a microregião é rica e atrativa em vários tipos de turismo, especialmente o religioso, agrícola e gastronômico: “Nossa região é privilegiada e abençoada por Deus. Aqui temos lindas fazendas, a Festa Nacional das Orquídeas, matas e cachoeiras que atraem pessoas em busca do turismo ecológico e agrícola. Temos a sede do bispado, Catedral, a Marcha para Jesus que atraem pessoas ao turismo religioso. Temos nossa culinária, pratos típicos que também tem seu público. Por isso devemos valorizar e apoiar toda e qualquer ação regional. Isso fortalece todas as cidades e juntos conseguimos o progresso e desenvolvimento. Fomentar o turismo é consequentemente aquecer a economia dos municípios”, explicou Jarbinhas.

O 2º Festival Gastronômico “Sabores da Montanha” vai de 25 de maio a 25 de junho. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.saboresdamontanha.com.br