2º FESTIVAL SABORES DA MONTANHA ABRE PROGRAMAÇÃO DOS 105 ANOS DE GUAXUPÉ

10 cidades integrantes do Circuito Montanhas Cafeeiras fazem parte do festival gastronômico
Guaxupé sediou na noite da última terça-feira, 23 de maio, a abertura oficial do 2º Festival Gastronômico “Sabores da Montanha”. O evento contou com a presença do secretário adjunto de Turismo do Governo de Minas, Gustavo Arrais, prefeitos, secretários municipais de cultura e turismo, assim como dos empresários que oferecerão por 30 dias, pratos com descontos especiais em seus bares e restaurantes.
Em 2016 foram 05 cidades participantes do Festival Gastronômico. Já este ano o número dobrou e passa a contar com 10 municípios, sendo: Guaxupé, Arceburgo, Guaranésia, Monte Santo de Minas, São Pedro da União, Juruaia, Nova Resende, Muzambinho, Bom Jesus da Penha e Itamogi.
De acordo com Marcos Buled, secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé e ex-presidente do Circuito Montanhas Cafeeiras, um dos idealizadores do evento, a crescente na adesão de bares e restaurantes, bem como de cidades participantes é um processo natural tendo em vista o sucesso e retorno que o Festival Gastronômico traz às cidades: “O turismo é essencial para que nossas cidades possam ser conhecidas e nada melhor do que oferecer aquilo que temos e sabemos fazer de melhor: nossa culinária! O mineiro é conhecido por cativar as pessoas com suas prosas, por saber receber amigos e visitantes, por oferecer aquela comida mineira, o pão de queijo, o cafezinho, entre outros. Isso é Minas Gerais! Esse é o projeto que idealizamos e que com essa adesão em 2017, mostra e comprova que deu certo”, disse.
“Precisamos valorizar e incentivar todas as cidades para que tenham atitudes como vocês tiveram. O Circuito Montanhas Cafeeiras é bem visto por todos nós e temos o compromisso de um trabalho em conjunto. Portanto, estou aqui hoje representando o governador do Estado, Fernando Pimentel. Estou secretário adjunto de turismo do Estado e venho do ramo de hotelaria. Sei muito bem a importância do turismo para que também possa haver o progresso das cidades. Parabéns pelo projeto e tenho certeza que o Festival será novamente, assim como em 2016, um grande sucesso!”, disse Gustavo Arrais.
Para o presidente da AMOG e prefeito de Guaxupé, a microregião é rica e atrativa em vários tipos de turismo, especialmente o religioso, agrícola e gastronômico: “Nossa região é privilegiada e abençoada por Deus. Aqui temos lindas fazendas, a Festa Nacional das Orquídeas, matas e cachoeiras que atraem pessoas em busca do turismo ecológico e agrícola. Temos a sede do bispado, Catedral, a Marcha para Jesus que atraem pessoas ao turismo religioso. Temos nossa culinária, pratos típicos que também tem seu público. Por isso devemos valorizar e apoiar toda e qualquer ação regional. Isso fortalece todas as cidades e juntos conseguimos o progresso e desenvolvimento. Fomentar o turismo é consequentemente aquecer a economia dos municípios”, explicou Jarbinhas.
O 2º Festival Gastronômico “Sabores da Montanha” vai de 25 de maio a 25 de junho. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.saboresdamontanha.com.br
Comentários