• quinta-feira, 25 de maio de 2023

Iniciadas aulas do período integral de escolas municipais de ensino fundamental

Dança, brincadeiras, teatro, contação de histórias, promoveram a alegria das crianças e de toda a comunidade escolar na aula inaugural

Iniciadas aulas do período integral de escolas municipais de ensino fundamental

No último dia 15/05, segunda-feira, o período integral das escolas municipais Elias José e José de Sá iniciou a ampliação da carga horária das crianças.
O dia foi marcado por muitas atividades lúdicas e recreativas, realizadas nas áreas externas das escolas. Dança, brincadeiras, teatro, contação de histórias e reciclagem foram algumas das atrações promovidas para a alegria das crianças e de toda a comunidade escolar.
As duas escolas de Ensino Fundamental juntas atendem a aproximadamente 400 crianças que permanecerão nestas unidades escolares das 7h às 16h, totalizando 9 horas diárias.
A Secretaria de Educação, com apoio constante do governo municipal, desenvolveu várias ações na organização deste atendimento, das quais destaca-se o aumento da quantidade de refeições servidas diariamente: café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde e a contratação de 12 professores.
O currículo do período integral é permeado por oficinas que permitem desenvolver os temas integradores propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando a promoção do desenvolvimento integral das crianças. As oficinas são compostas por jogos, artes, judô, dança, xadrez, canto coral, apoio pedagógico e esportes.  Todo o planejamento da escola tem uma intencionalidade educativa sistematizada e articulada, promovendo a integração do currículo referência com as oficinas, oportunizando que as crianças tenham mais oportunidades no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
O período integral foi planejado para ir ao encontro das reais necessidades do desenvolvimento das crianças, com atividades extracurriculares, orientação pedagógica especializada, promoção de hábitos de estudos, espaços de convivências e brincadeiras, bem como uma educação alimentar e nutricional. Os benefícios desta ação educacional são inúmeros para as crianças e para as famílias.
Além da Escola Municipal Elias José e José de Sá de Ensino Fundamental, a Prefeitura oferta período integral nas seguintes escolas: E.M.E.I Professora Alice Smargiassi, E. M.E.I Santa Rita de Cássia, E.M.E.I Serafina Stampone Smargiassi, E.M.E.I Luzia Marcelino da Silveira- Creche Centenário, além das instituições parceiras com os Centros de Educação Infantil Domit Cecílio, Arco-Íris I e II, Nossa Senhora Aparecida e Mário Ribeiro do Vale - Creche Caic.
A Secretária da Educação, Profª Mestra Sandra Costa, defende que “ao ampliar o tempo de permanência das crianças na escola, ampliaremos as experiências culturais, artísticas e esportivas, as vivências literárias e tecnológicas, as interações sociais e afetivas, além de situações mais abrangentes: alimentação, autocuidado, projeto de vida, segurança e alimentação saudável.”
Para o prefeito Heber “a oferta do período integral, a expansão da carga horária das crianças na escola, representa a ampliação das oportunidades de aprender ainda mais e participar de práticas emancipadoras”.