• segunda-feira, 25 de setembro de 2017

EDUCAÇÃO DE GUAXUPÉ É DESTAQUE EM EVENTO DA UNICAMP

A Faculdade de Educação da Unicamp realizou, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, o “Fórum Educação no Tempo Presente”. O objetivo deste evento foi promover um espaço para apresentações de resultados de pesquisas atuais, fortalecimento de convicções, debate de questões teóricas e práticas, troca de ideias, apresentação de relatos de experiências, que possam contribuir para que se alcancem a tão almejada mudança na qualidade da educação.

O evento promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética (LPG) contou com palestrantes renomados na área da educação de diversas universidades: Unicamp, UNESP, PUC, USF. Os temas das palestras destacaram os desafios educacionais atuais e a importância da formação continuada dos profissionais da educação, bem como do olhar diferenciado dos gestores públicos para este setor.

Gestores e professores de diversas cidades brasileiras participaram do evento em busca de novos conhecimentos. A Secretaria de Educação foi convidada para apresentar o relato de experiência: “Implantação de uma Inovação Educacional na Educação Infantil de Guaxupé/MG”.

Nossa cidade tem se destacado pelo excelente trabalho desenvolvido na educação municipal, bem como na implantação, desde 2000, do PROEPRE (Programa de   Educação Infantil e Ensino Fundamental) na pré-escola municipal. Alguns gestores de nossa cidade contaram como foi este caminho de implantação deste programa, como era o trabalho antes e depois do Proepre, como é feita a formação continuada dos professores e gestores, e apresentaram os resultados desta metodologia no desenvolvimento moral e intelectual dos alunos.

As profissionais que participaram do evento, Érica de Cássia Gonçalves, Marta Maria dos Santos Silva, Siomara Maria de Oliveira Ferreira, Renata Andrade Vieira e Verônica Aparecida Xavier Silvério, destacaram que seus esforços para participar deste Fórum foram recompensados pelos conhecimentos adquiridos. Conhecimentos estes que serão compartilhados com os outros profissionais nas reuniões e formações continuada da rede municipal.