• sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Monumento em Homenagem ao Centenário de Guaxupé está instalado na Praça Primeiro de Junho

Monumento inaugurado na ocasião do centenário de Guaxupé agora poderá ser visto na Praça que tem no nome o aniversário da cidade

Quem passa pela Praça primeiro de Junho (cruzamento que dá acesso ao Bairro Taboão) já deve ter notado que o Monumento em Homenagem ao Centenário de Guaxupé foi instalado naquele local. A obra foi desenvolvida pelo escultor Ze Vasconcellos. Toda em aço inox, ela homenageia a cidade de Guaxupé e foi viabilizada para a comemoração dos 100 anos da cidade, representa o povo da cidade que tem suas raízes cravadas no solo e que se desenvolveu principalmente pela estrada de ferro (trem) Mogiana, que possibilitou o transporte de produtos da cidade até centros distribuidores pelo Brasil. Em seu site, o artista ressalta ainda que “A escultura em metal representa a população que construiu a cidade de Guaxupé. As raízes retiram a energia da terra para o desenvolvimento nestes 100 anos de crescimento.  Ela é feita em aço inox reciclado e tem como principal característica a aparência de uma arvore que se ergue as alturas elevando o número cem em seu topo.”
Durante os trabalhos de planejamento da conclusão da obra do complexo do Taboão, foi constatado que, ao mudar a estátua para o local que leva em seu nome o aniversário da cidade, tanto a praça, quanto o próprio monumento seriam extremamente valorizados, uma vez que o local tem muito movimento de veículos que entram e saem da cidade e estes teriam a oportunidade de visualizar a homenagem com mais facilidade. “A ideia é valorizar a estátua e a praça. O local tem um fluxo intenso de carros e ela terá mais visibilidade além de enfeitar a praça”, ressaltou Denise Mariano, Diretora de Obras da Prefeitura de Guaxupé.
Medindo dois metros e meio de altura, um metro e meio de largura e pesando mais de 300 quilos, o monumento ainda receberá melhorias em sua base e iluminação adequada. “Esta mudança foi pensada, estudada. Chegamos a esta conclusão depois de conversar com o artista criador da obra e até mesmo com o ex-prefeito Roberto Luciano, que era quem estava à frente do executivo na época da instalação do monumento. Recebemos também a aprovação do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé. Chegamos felizmente em acordo e realizamos a mudança”, pontuou o Prefeito Dr Heber.
Com a conclusão da instalação do monumento, o Governo Municipal informa que estará concluída a obra do Complexo do Taboão.