• quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PREFEITURA INICIA PROCESSO PARA LIMPEZA DO RIO QUE PASSA PELA VILA PROGRESSO

Pedido de outorga emergencial será protocolado na SUPRAM nesta sexta-feira

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Divisão de Meio Ambiente, deu início em caráter de urgência no processo para que os órgãos ambientais autorizem a retirada de parte da vegetação e materiais que estão na calha do rio que passa pelo bairro Vila Progresso.  A expectativa é que a autorização seja concedida e a limpeza possa acontecer o mais rápido possível, evitando transtornos tanto para os moradores quanto à própria Prefeitura.

Nesta sexta-feira a diretora de Meio Ambiente, Rafaela Soares, protocolará o pedido de autorização da limpeza do rio na SUPRAM - Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em Varginha/MG.

“Sabemos que o bairro Vila Progresso foi construído em área considerada várzea e por isso há um histórico de inundações. Estamos, em caráter de urgência, pedindo que o Estado autorize a Prefeitura a colocar máquinas e fazer a limpeza do fundo deste rio onde há muito material depositado. Essa medida trará melhorias no leito e escoamento da água”, explicou a Rafaela.

Segundo o pluviômetro instalado pela Prefeitura, somente no mês de janeiro deste ano, entre os dias 1 e 22, choveu o equivalente a 1/3 (um terço) do que foi calculado durante todo o ano de 2016.

“Nos últimos dias tem chovido muito e o solo já não absorve mais a água. Isso faz com que ela chegue mais rápida e em grande volume nos rios. Em vistoria às margens do Rio Guaxupé, constatamos estreitamento e assoreamento do leito do rio, causado pela densa vegetação, o que colabora para que no caso de chuva forte ou até mesmo uma tromba d’água como aconteceu no último dia 21 o rio encha com maior facilidade, acabe transbordando e inundando suas proximidades”, falou.

“Farei o que for possível e dentro da legalidade para que os moradores do bairro Vila Progresso não sofram com alagamento. No domingo mesmo, enquanto uma parte da equipe trabalhava no local do desastre, outra estava reunida comigo para que pudéssemos trabalhar as medidas necessárias para evitar outros incidentes. A ação mais rápida encontrada pelos técnicos é o desassoreamento e limpeza do rio. Portanto, determinei que se faça o pedido junto ao Estado para que possamos fazer este trabalho de limpeza. Não medirei esforços e tampouco recursos financeiros para esta obra que consideramos emergencial”, disse o prefeito Jarbinhas.