• quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PREFEITURA DIVULGA OS NÚMEROS SOBRE ALAGAMENTO NO BAIRRO VILA PROGRESSO

Trabalho durou cerca de 96 horas

Encerrada a força-tarefa para restabelecer a ordem no bairro Vila Progresso, a Prefeitura de Guaxupé divulgou no início da tarde desta quinta-feira, 26, os números atualizados relativos aos atendimentos e ações realizados no local. Os trabalhos contaram com as equipes da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Saúde, Defesa Civil e Governo. Além disso, a mobilização de toda população que também foi fundamental para os primeiros atendimentos às vitimas do alagamento.

Acionada pelos Bombeiros Militar, na madrugada do dia 22, a Prefeitura mobilizou toda equipe para prestar socorro imediato às vitimas do alagamento. Isso aconteceu por volta de uma e trinta da madrugada onde os serviços foram contínuos e ininterruptos até a última quarta-feira às 20 horas.

Inicialmente deslocaram para o bairro a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social com suas assistentes sociais que passaram “in loco” a registrar as famílias atingidas pela tragédia. Em seguida, voluntários, moradores e funcionários da Prefeitura começaram a retirar os móveis e objetos que haviam sido danificados pela água.

Máquinas, caminhões e tratores foram utilizados pela Secretaria Municipal de Obras para recolher aquilo que havia sido descartado nas vias públicas pelos moradores. Neste trabalho foram contabilizados mais de 40 caminhões que foram carregados camas, colchões, mesas, guarda-roupas, entre outros móveis, ao aterro sanitário.

Outra equipe, também da Secretaria de Obras, durante todo o domingo dava o apoio com um caminhão pipa, retirando a lama que entrou em 84 casas.

Sem condições de se alimentarem, a Prefeitura ofereceu aos moradores café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e mais um lanche a noite. Confira a quantidade de domingo à terça-feira:
- 1.030 marmitas
- 1.700 pães recheados com frios
- 720 litros de leite
- 500 litros de água mineral
- 350 litros de água sanitária
- 84 cestas básicas

De domingo à quarta-feira o Ginásio Poliesportivo foi o ponto para a arrecadação de doações. Guaxupeanos e pessoas de outras 07 cidades (Guaranésia, São Pedro da União, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Juruaia, Nova Resende e Poços de Caldas) fizeram a doação de vestuário, móveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos, os quais já foram entregues às famílias atingidas pelo alagamento.

Durante toda a quarta-feira os moradores receberam instruções da Vigilância em Saúde de como fazer o uso da água sanitária para a limpeza de suas casas, além de receberem doses de vacinas para evitar doenças provenientes de água contaminada.

Finalizada a força-tarefa, a Prefeitura continuará no bairro com as assistentes sociais até que todas as famílias possam estar todas dentro de suas rotinas diárias. Alguns objetos e móveis ainda serão comprados e entregues às vitimas. Para tanto, o Conselho Municipal de Assistência Social abriu uma conta para receber doações em dinheiro:
Caixa Econômica Federal – Agência: 0117 – Operação: 006 – Conta Corrente: 71001-1