• quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

8º FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS É REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Rede municipal acolhe os professores e equipes diretivas com evento que já faz parte do calendário educacional do município

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 24 de janeiro, o 8º Fórum Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, no Teatro Arlete Souza Mendes. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 profissionais da educação municipal e parceira.
O fórum teve como objetivo acolher os profissionais na abertura do ano letivo, valorizar e promover reflexões sobre as práticas desenvolvidas nas escolas por meio da apresentação de relatos de experiências e iniciar a formação continuada deste ano letivo.
O tema deste ano foi a “Transformação no tempo, no espaço e nas relações”. A proposta foi enaltecer a transformação que foi necessária na reconstrução da educação no pós-pandemia, na qual os profissionais da educação tiveram que transformar,   “alterar a forma”, modificar as metodologias para promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
A equipe da secretaria de educação, acolheu a todos, demonstrando a sua alegria em realizar o fórum presencialmente. Relembraram os desafios vividos pela educação no ano de 2022: cumprimento dos protocolos sanitários; acolhimento presencial de toda comunidade escolar (crianças, professores, profissionais de apoio, famílias); efetivação das práticas inclusivas (PDI e Salas de AEE); avaliação diagnóstica e acompanhamento constante do que foi aprendido no ensino remoto; recomposição das aprendizagens e das experiências após dois anos de ensino remoto.
O momento cultural ficou por conta da graciosidade das crianças do 5º ano da professora Claudete Aparecida Inácio da E. M. Wagner Ribeiro Macêdo – Caic, que apresentaram uma peça teatral “Eu, você, nós... Joões e Marias”.
No primeiro momento da manhã, com o intuito de valorizar e divulgar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores e equipes diretivas das escolas, foram apresentados os seguintes relatos de experiência: “Um pé de quê”? - professora Letícia Cristina da Silva -  E.M.E.I. Luzia Marcelina da Silveira – Creche Centenário; “Bichinhos de Jardim” - professora Mirian da Silva Patente – E.M. Educadora Yolanda Conti Bertoni; “Nuvens, um mistério no céu” - professoras Juliana de Souza Fachi Silva e Maria  Graziela Lúcia Dias -  E. M. Coronel Antônio Costa Monteiro; “O papel transformador da gestão escolar – diretor Douglas Cristian Rodrigues Cruz – E. M. Elias José;  Atendimento Educacional Especializado da rede municipal  - professoras Marli Irene Albo de Souza e Elaine Cristina Moreira; “Mindfulness: you are the key!” - professora de conteúdo específico inglês - Mila Russo Calil.
Neste fórum também foi realizado o lançamento da 3ª edição da revista eletrônica “Educação em Ação”, produzida pela Secretaria Municipal de Educação.  Artigos, relatos de experiências, partilha de propostas de recomposição das aprendizagens e das experiências servirão para fomentar a trocas de ideias e valorizar as ações dos profissionais da educação.
Finalizando a manhã, o renomado palestrante Robson Lima, de maneira descontraída e bem-humorada, abordou o tema: “Decifra-me ou devoro-te: o desafio da leitura em todas as áreas do conhecimento”, que provocaram muitas reflexões no público presente. Esta palestra faz parte da formação continuada promovida pelo Sistema Aprende Brasil no município.
Sandra Costa, Secretária de Educação destacou que “o fórum já faz parte do calendário educacional da rede e se consagrou como um espaço de aprendizagem coletiva, no qual as socializações de práticas exitosas e a solução de desafios do processo de ensino e aprendizagem acontecem de forma colaborativa”.