• segunda-feira, 26 de setembro de 2022
  • Geral

POLIOMIELITE ameaça voltar graças à baixa adesão à vacinação

Todos os anos campanhas são lançadas para orientar pais e responsáveis sobre a importância de levar as crianças para se vacinar

POLIOMIELITE ameaça voltar graças à baixa adesão à vacinação

 

A Pandemia da Covid-19 e a quarentena imposta para frear o vírus derrubaram ainda mais as taxas de imunização infantil. Chegamos a apenas 22,1% do público alvo, quando o ideal é chegar próximo de 90%!
Médicos alertam, todos os dias, para os riscos da volta da PARALISIA INFANTIL. Em Guaxupé, a meta é vacinar todas as 2207 crianças, mas, até o momento, só imunizamos 45,26% deste número. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças de um ano a quatro anos contra a Polio. Para a multivacinação, a intenção é aumentar a cobertura vacinal contra doenças e atualizar a caderneta de vacinação das crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Por isto a Campanha de Vacinação foi prorrogada até o próximo dia 30 de setembro. A campanha vai coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A Poliomielite, ou Paralisia Infantil é altamente contagiosa, especialmente em menores de cinco anos de idade. O Pólio Vírus (causador da doença) é transmitido de pessoa para pessoa através da água ou alimentos contaminados, ou de forma oral, por meio de partículas expelidas ao falar, tossir ou até mesmo respirar. É necessário redobrar a atenção pois o vírus pode atacar o intestino, podendo chegar ao sistema nervoso, provocando paralisia irreversível nas pernas e demais membros, além dos músculos respiratórios, levando à morte.
Atenção: A POLIOMIELITE não tem cura, apenas a prevenção, que acontece por meio da vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esquema Vacinal: 03 doses iniciais, distribuídas aos bebês aos 02, 04 e 06 meses de idade. O método é a administração injetável do vírus inativado. O esquema prevê ainda o reforço, onde são administradas duas doses adicionais via oral, uma aos 15 meses e outra entre 04 e 05 anos de idade.
O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra todas as doenças, especialmente a Polio para manter o país protegido de uma doença já erradicada. De acordo com o órgão, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Porém, desde 2015, o país não cumpre a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida da doença. A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórios. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.
Portanto é de suma importância que as crianças sejam levadas para receber sua dose no UBS Dr. Antônio dos Santos Coragem (Posto de Saúde da Criança), onde a vacinação desta faixa etária é priorizada. A vacinação ocorre de segunda à sexta das 08h às 11h e de 13h às 15h30.

Galeria de fotos
Comentários