• sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Guaxupé foi selecionado para receber o “Programa Conheça seu Amigo”

Programa prevê microchipagem de animais domésticos

Guaxupé foi selecionado para receber o “Programa Conheça seu Amigo”

Guaxupé está entre os municípios selecionados para receber o "Programa Conheça seu Amigo", que busca a entrega de microchips para identificação da população de cães e gatos dos municípios de Minas Gerais, conforme o Edital 04/2022 da Semad.
Os microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, além dos que se encontram sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em lares temporários.
Como contrapartida à doação, o município selecionado deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações de cada um deles no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.
De acordo com o Médico Veterinário do município, Dr. Marcelo Pedroza, o chip é, na verdade, um identificador individual do pet. Ele serve para armazenar informações importantes, como nome, raça, idade, histórico de doenças e, claro, os dados do tutor daquele pet.

Dessa maneira, ao encontrar um pet perdido, é possível levá-lo a uma clínica veterinária ou no atendimento veterinário da prefeitura para acessar as informações do microchip e entrar em contato com o tutor.

Dr. Marcelo lembra ainda que a identificação de cães e gatos através de microchipagem é lei municipal (2234/13), e serve para desestimular o abandono de animais e auxilia na criação de outras políticas públicas, como, por exemplo, o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos e abandono.
Interessados em realizar a castração e microchipagem de cães e gatos podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, onde funciona o PSA (Programa de Saúde Animal), através do telefone 35518007.