• terça-feira, 27 de junho de 2017
  • Geral

ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PROFESSOR JOSÉ DE SÁ E WAGNER RIBEIRO MACEDO RECEBEM CERTIFICADO DO PROGEA

ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PROFESSOR JOSÉ DE SÁ E WAGNER RIBEIRO MACEDO RECEBEM CERTIFICADO DO PROGEA

Programa de Educação Ambiental realizado nas escolas municipais iniciou em 2016  em Guaxupé
 
Foi realizada na manhã de sexta-feira, 23 de junho, no auditório da Assoxupé a formatura de quatro turmas de alunos do 4º ano do ensino fundamental no Programa de Educação Ambiental (PROGEA) da Escola Municipal “Wagner Ribeiro Macedo” (Caic) e também da Escola Municipal “Professor José de Sá”. O programa é desenvolvido pela 18ª Companhia Independente de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, com o apoio da Prefeitura de Guaxupé por meio da Secretaria de  Educação e CONSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública.
 
O programa, que teve início em 2016 na Escola “Elias José” - CIEG, se expandiu para demais escolas. Atualmente o programa acontece em todo o Estado de Minas e é padronizado pela Polícia Militar de Meio Ambiente.
 
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sandra Costa, o PROGEA tem como foco a preservação e conservação ambiental. ''É um programa que visa estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas a adotarem atitudes sócio-ambientais que  contribuem para a preservação ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.''
O instrutor do PROGEA, Cabo Felipe Murari, da 18ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, afirmou que o projeto tem por objetivo estimular as habilidades das crianças para que tenham hábitos saudáveis com relação à natureza. ''São 12 encontros onde utilizamos as metodologias 'Educação Para o Pensar' e 'Construção do Conhecimento'. Não trazemos conceitos prontos para as crianças: expomos algumas histórias e elas vão pensar em soluções para minimizar certos problemas, e aos poucos vão trabalhando, discutindo e adquirindo a consciência ambiental através de uma discussão coletiva sobre meio ambiente.''
 
Para o prefeito Jarbinhas, esta parceria com a Polícia traz sempre bons resultados: “a Prefeitura está pronta para novas parcerias e aberta à programas como o PROGEA, o PROERD,  Garotos para a Paz, dentre outros. Levar o policial militar para dentro da sala de aula é fazer com que as crianças vejam que ali tem uma pessoa que se preocupa e quer o bem delas. Que polícia não é somente para repreender, mas também educar e dar toda a atenção, como fez o Cabo Murari durante todo este tempo com nossas crianças quando da realização do PROGEA”, concluiu.
 

Galeria de fotos
Comentários