• quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Governo Municipal inicia 2024 zerando a fila de exames de endoscopia

Ações como os mutirões tem sido frequentes na tentativa de zerar as filas de exames e procedimentos

Governo Municipal inicia 2024 zerando a fila de exames de endoscopia

Neste final de ano, a Secretaria Municipal de Saúde autorizou a realização de 448 exames de endoscopia que aguardavam em fila de espera. Com esta ação a fila de exames de endoscopia será zerada no mês de janeiro de 2024.
Os exames serão realizados no Life Medical Hospital, parceiro do Governo Municipal, durante todo o mês de janeiro. Haverá um dia D (inicialmente no sábado dia 20/01/2024) para  conscientizar sobre a importância do exame.
A liberação das autorizações começaram no último dia 21 de dezembro. O paciente pode retirá-la na Unidade de Saúde onde é atendido. Os agentes comunitários de saúde auxiliam nesta entrega das autorizações. A autorização tem validade de 5 dias úteis para que o paciente procure o Life Medical Hospital e agende seu exame para o mês de janeiro. A não procura pelo agendamento dentro do prazo de validade da autorização ocasionará em perda do exame. Isso é de suma importância para que todos os pacientes possam ser atendidos e, principalmente, que façam o preparo corretamente e compareçam no dia do exame. As faltas prejudicam a todos.
Exames como a endoscopia podem diagnosticar diversas complicações como gastrite, úlceras e até câncer. Em casos de câncer, é muito importante ter um diagnóstico precoce, pois as chances de cura aumentam consideravelmente.
“Até o mês de novembro de 2023, foram realizados 337 exames de endoscopias. Este mutirão do mês de janeiro está sendo possível devido às Emendas Impositivas dos vereadores, por exemplo, uma delas indicou a verba de R$ 135.060,82 para o orçamento de 2024.Outro mutirão está sendo planejado também com recursos de Emenda Impositiva, neste caso o valor foi de R$ 37.530,41 indicada no orçamento para 2024 e será destinada à realização de exames de tomografia, os quais devem ser zerados também entre janeiro e fevereiro, sendo possível atender a 203 pessoas que aguardam na fila de espera. Vale ressaltar que durante o ano de 2023, até o mês de novembro, foram realizados 845 exames de tomografia”, ressaltou Adilson Freitas, Secretário Municipal de Saúde.