• terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Grande número de faltas em consultas, exames e cirurgias preocupa Secretaria de Saúde

Pacientes que não comparecem sem aviso prévio obstruem as filas

É de conhecimento de toda a população as dificuldades encontradas pela Secretaria Municipal de Saúde para “dar andamento” nas filas para realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. A grande demanda e a quantidade limitada de profissionais e recursos, fazem com que os atendimentos muitas vezes demorem mais do que o esperado. O Governo Municipal vem trabalhando diuturnamente para viabilizar o melhor atendimento para a população, com contratação de profissionais e parcerias com centros médicos. Nos próximos dias cinco novos médicos devem iniciar os atendimentos nas Unidades de Saúde na cidade e novos mutirões de procedimentos deverão ser anunciados.
Ainda assim, a referida pasta vem encontrando dificuldades neste trabalho, face à grande quantidade de FALTAS de pacientes. Para se ter uma referência, no mês de outubro, durante o mês de combate ao câncer de mama, através de esforços da Prefeitura mais de 400 mamografias foram disponibilizadas, porém quase 100 pacientes simplesmente não compareceram para realizar o exame.
O problema continua ocorrendo.
-em apenas um dia, 15 (quinze) ultrassons obstétricos foram marcados e apenas 03 (três) pacientes compareceram para realizar o exame.
-durante o primeiro mutirão de cirurgias de catarata, dos 80 (oitenta) marcados, 04 (quatro) pacientes faltaram.
-no segundo dia de mutirão de catarata, novamente 80 (oitenta) pacientes marcados, 13(treze) faltaram.
Vale ressaltar que, quando um paciente não comparece para realizar um exame, cirurgia ou consulta sem avisar previamente, um outro paciente que necessita é prejudicado, a fila não anda e o profissional não consegue realizar seu trabalho. Todo mundo perde!
O Governo Municipal solicita que os usuários da saúde fiquem atentos às marcações. Desta forma, os atendimentos terão mais celeridade e os pacientes que realmente necessitam de atendimento conseguirão ser atendidos.