• sexta-feira, 28 de abril de 2023

Educação Municipal visita agricultores familiares

Parte da alimentação ofertada às crianças da Rede Municipal vem de pequenos agricultores locais

Educação Municipal visita agricultores familiares

As nutricionistas e a coordenadora da alimentação escolar da Secretaria de Educação mais uma vez foram visitar as propriedades dos agricultores familiares de nossa cidade para acompanhar o processo de produção de vários itens que compõem o cardápio ofertado para as crianças nas escolas da rede municipal de ensino.

A secretária de Educação Sandra Costa esclareceu que “a rede municipal cumpre o que a lei federal que estabelece que, do valor recebido pelo governo federal para merenda escolar, no mínimo 30% deve ser investido na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.” Ela ressaltou o papel fundamental das nutricionistas de planejar um cardápio nutritivo, com produtos de qualidade para a alimentação escolar.

“O acompanhamento aos agricultores familiares visa identificar e estimular o potencial para diversificação da produção e atender à demanda da alimentação escolar”, comentou a nutricionista responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Guaxupé – Milene Ferreira de Oliveira.

Joel Henrique de Souza, presidente do Conselho da Alimentação Escolar -CAE, explicou que “a partir deste mapeamento dos produtos da agricultura familiar as nutricionistas poderão elaborar os cardápios da alimentação escolar, incluindo os alimentos da região, respeitando às referências nutricionais, os hábitos alimentares locais, conforme a safra.”

Daniela Alabarce Nardi, nutricionista do quadro técnico da Educação, comentou que “a educação prioriza que toda a alimentação relacionada ao âmbito educacional seja nutritiva, pois é sabido que a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ultrapassa os muros das escolas e seguimos também as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).”

Várias ações são desenvolvidas no âmbito alimentar, objetivando o desenvolvimento integral de todas as crianças da Rede Municipal.