• sexta-feira, 28 de julho de 2017

CÂNCER DE MAMA: PREFEITURA DE GUAXUPÉ RECEBERÁ CAMINHÃO PARA MAMOGRAFIA

A Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu nesta semana os últimos detalhes para receber no próximo mês o caminhão do Programa Buscando Vidas que realizará mamografias em todas as mulheres de 40 à 69 anos, moradoras da zona rural. Desde 2015, após parceria com o Programa, Guaxupé recebe o caminhão e realiza exames de prevenção e detecção precoce do câncer de mama com as mulheres pertencentes ao público alvo das ações.

De acordo com Elina Costa, secretária municipal de Saúde, o Programa tem trazido excelentes resultados a Guaxupé: “O Buscando Vidas da Santa Casa de Passos em parceria com o Instituto Avon trabalha com a prevenção do câncer de mama e juntos buscam vidas e muita esperança às mulheres. Esse trabalho se estende a Guaxupé e outras 35 cidades e chega a atender mais de 40 mil mulheres”, disse.

Em Guaxupé, as mulheres atendidas na rede municipal de saúde, quando detectadas com câncer de mama são encaminhadas para o Hospital Regional de Câncer de Passos, onde recebem assistência integrada que vai de ações de educação, passando por diagnóstico precoce e tratamento oncológico, além de cirurgias, quando necessárias.

Segundo Gislaine Salomão enfermeira da Prefeitura de Guaxupé e coordenadora do Programa no município, a prevenção ou detecção do câncer no estágio inicial é fundamental para que a mulher possa passar por um tratamento e uma recuperação mais rápida.

“Em Guaxupé, através do Posto de Saúde da Mulher, temos o controle e monitoramento de todas as mulheres inseridas no programa SISVIDAS. Lá elas recebem o atendimento do mastologista da Prefeitura, Dr. Marcelo Jundurian, o qual oferece suporte a toda equipe e demais Unidades de Saúde cadastradas”, falou Gislaine.

Caminhão de Mamografia estará em Guaxupé

Outra ação importante do Programa é a Unidade Móvel (caminhão da mamografia)de diagnóstico do câncer de mama que beneficia as mulheres de 40 à 69 anos e do grupo de risco, considerada uma grande estratégia do Buscando Vidas para agilizar os trabalhos, e assim, alcançar mais mulheres para a prevenção do câncer de mama.
No ano de 2016 a Prefeitura de Guaxupé foi contemplada com a realização de 160 mamografias de mulheres da zona rural , as quais serão novamente atendidas neste ano.

De 07 à 11 de agosto o caminhão de mamografias estará instalado no Parque da Mogiana, próximo à Casa da Cultura. Durante o evento será realizado um circuito de saúde com palestras sobre câncer de mama, próstata, cuidados com agrotóxicos e saúde bucal com inspeção de cavidade oral para orientação do câncer de boca. O público terá ainda atividades de recreação, lanche cedido pela Cooxupé e vários segmentos empresariais que apoiam o Programa e participam com o “Cantinho da Beleza” e doação de brindes.