• quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Começou a Segunda Semana do Turismo em Foco

Evento teve início em solenidade na noite desta terça-feira (27), no teatro Municipal

Começou a Segunda Semana do Turismo em Foco

Em uma noite marcada pela emoção, a Segunda semana do Turismo em Foco teve início em solenidade realizada no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes. Autoridades, agentes culturais, convidados e servidores puderam assistir a apresentações relacionadas ao turismo de nossa cidade, ações planejadas para o crescimento deste setor e como o Governo Municipal pretende trabalhar o tema. O Superintendente de Turismo, Sr. Rafael Almeida de Oliveira, representante da Secretaria de Estado de Turismo de MG ressaltou a hospitalidade mineira como ponto forte do turismo, e como ele deve ser priorizado em ações de atração de turistas. “Hospitalidade mineira não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Sabemos receber bem! Esta é a minha primeira vez em Guaxupé e o que eu vi aqui foram coisas muito agradáveis dentro do turismo, a cidade, os produtos... É fundamental que o turismo possa contar com uma estrutura para acolher o turista e trabalhando com o poder público, como política pública, com posicionamento turístico. Conto com vocês para trabalharmos em conjunto e me coloco à disposição da cidade para a realização destas ações.”
A Turismóloga e Diretora Municipal de Turismo Alessandra Guedes mostrou como será a identificação visual turística da cidade, com placas de padrão internacional e as rotas que receberão este material. ” A cidade tem uma história, a gente precisa externar isto e contar para o visitante. O turista precisa andar pelas ruas e entender esta história, e isto será realizado também através destas placas.”
Platinny Paiva, Diretor da AME Cultura, palestrou sobre patrimônio e turismo e falou sobre a promoção da cozinha de Minas. “O mineiro recebe na cozinha, pode ter uma sala linda, mas é na cozinha que o mineiro fica à vontade para receber seus visitantes.       Por isso a importância da cozinha no turismo mineiro.”
Em sua fala, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo falou em pertencimento. “Guaxupé nos pertence, a todos nós. Nossa história, nossas montanhas, nossos bens tombados, nossa cultura, nossa Guaxupé. Pensar em turismo em Guaxupé é pensar em nosso patrimônio histórico, em nosso turismo de eventos, em turismo cultural, em turismo de negócios, turismo religioso, turismo esportivo”, ressaltou Marcos Buled.
Um dos pontos altos da noite foi o lançamento da nova marca do Natal de Luz. O evento completa 10 anos em 2022 e ganha uma nova identidade visual que trará ainda mais emoção e encantamento para a população e os visitantes. “Não dá pra falar de turismo em Guaxupé sem falar do Natal de Luz...Estamos chegando ao mês de outubro e os ares natalinos já começam a fazer parte do nosso cotidiano...afinal, o natal é trabalhado o ano todo para acontecer como acontece, para que a magia seja sentida como sempre foi. Este ano não é diferente... Não é diferente no trabalho, porque este vem sendo desenvolvido desde o início do ano, mas a emoção, a magia, o encantamento...estes vão vir com mais intensidade, temos certeza...Natal de Luz 2022!!! O que os olhos veem, o coração sente!” Anunciou o Prefeito Dr Heber Quintella.
            A programação da Semana do Turismo em foco segue até a próxima sexta-feira (30/09) e pode ser conferida no site do turismo www.turismoguaxupe.com.br.